A arteterapia ajuda a curar feridas emocionais

A arteterapia ajuda a curar feridas emocionais

image

A arteterapia usa ferramentas artísticas para promover o autoconhecimento do indivíduo e ajudá-lo a superar desafios emocionais. As sessões podem ser aplicadas em grupo ou individualmente, e o profissional responsável pela mediação deve ter em seu currículo um curso de formação com aprovação UBAAT.

VEJA TAMBÉM:

A arteterapia em prol do desenvolvimento das crianças

Curso de Arteterapia da USCS é credenciado na AATESP e na UBAAT

A arteterapia pode ser eficiente no combate ao estresse e às dores de cabeça

Apesar do nome poder ser interpretado como se fosse uma atividade voltada para as pessoas que já têm um desenvolvimento artístico, a arteterapia pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer momento da vida. O intuito dessa técnica é ajudar o indivíduo a estabelecer uma conexão com seu eu interior, a fim de se autoconhecer e resolver os emaranhados emocionais.

 

A arteterapia ajuda no desenvolvimento emocional, físico e cognitivo do paciente, contribui para a diminuição do estresse e da ansiedade e até ameniza os efeitos da depressão. Por meio da arte, o paciente é convidado a se dedicar por alguns momentos à realização de determinada atividade, e essa pausa faz com que ele consiga aperfeiçoar suas habilidades, sua concentração e sua paciência.
 

O mediador poderá convidar o indivíduo a desenvolver uma série de atividades, como desenho, pintura, escultura, modelagem, música. A terapia é moldada em determinados fatores que o mediador identifica na personalidade do paciente; portanto, a técnica é utilizada com propósito, e não escolhida ao acaso.
 

Aliada à psicoterapia, a arteterapia ajuda no tratamento de doenças emocionais e traumas. O foco é utilizar a arte como uma ferramenta de superação para alcançar o equilíbrio emocional. Além disso, a atividade é relaxante e causa um impacto positivo e surpreendente na saúde física e emocional.
 

Conheça a  pós-graduação em Arteterapia da USCS!

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699