Ter vontade de comer toda hora é normal?

Ter vontade de comer toda hora é normal?

image

Não é normal ter fome todo o tempo, e seu corpo pode estar passando por processos nutricionais, emocionais ou até por mudanças na rotina que podem influenciar na saciedade. Esse desejo insaciável pode levar ao consumo desenfreado de alimentos e ao aumento de peso.
 

É importante procurar ajuda médica para tentar entender os motivos para sua fome excessiva. O acompanhamento de um profissional é imprescindível para entender possíveis problemas de saúde. Por isso, é preciso prestar atenção aos seus hábitos alimentares e aos exageros.
 

VEJA TAMBÉM:

O que é Diabulimia?

Os maiores vilões da digestão

Você sabe o que são os superfoods?

A carreira do nutricionista esportivo

Há uma série de problemas que podem causar o desejo insaciável por alimentos, entre os quais estão:
 

•    Deficiência nutricional: em sua dieta, talvez esteja faltando carboidratos, fibras, proteínas ou gorduras saudáveis.
•    Comer rapidamente é um péssimo hábito; isso prejudica a percepção do organismo quanto à saciedade.
•    Pode acontecer de a pessoa estar passando por problemas hormonais; por isso, é preciso a realização de exames para detectar possíveis deficiências.
•    O estresse é um grande aliado do consumo exagerado de alimentos, causando, inclusive, compulsão alimentar.
•    Noites de sono maldormidas podem aumentar o apetite; por isso, é preciso ter um sono regulado para que o metabolismo funcione da melhor forma.
•    Dietas restritivas aumentam a fome; ao mudar os hábitos alimentares, é preciso ter cuidado, pois o resultado pode ser o reverso do esperado.
•    Alguns tipos de medicamentos, como os antidepressivos e os corticoides, podem aumentar o apetite e até provocar o consumo exagerado de alimentos.
•    A compulsão alimentar é um problema muito grave, já que provoca o consumo exagerado de alimentos em um curto período de tempo. Após o exagero, a pessoa costuma sentir-se triste, culpada e arrependida.

 

O acompanhamento médico é essencial para reverter possíveis problemas de saúde que provocam o consumo exagerado de alimentos. Além do nutricionista, você pode buscar também o auxílio de um profissional de psicologia. Fique atento aos sinais do seu corpo.