Quais são as fases do luto?

Quais são as fases do luto?

image

Lidar com o falecimento de um familiar, amigo ou pessoa próxima pode ser um período muito estressante. A morte pode causar uma profunda dor e gerar um sentimento de revolta e um vazio. Porém, é preciso aprender a lidar melhor com a perda; é importante enfrentar esse processo e sobreviver à saudade, uma vez que a resistência pode gerar uma angústia ainda maior.
 

É preciso entender como todo o período vai se desenrolar e aceitar esse processo. Vivenciar o luto e a dor é parte importante da superação da perda; chorar, entregar-se a esse sentimento e deixar o tempo curar todo esse transtorno é a solução.

VEJA TAMBÉM:

Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece especialização da Psicologia

Psicologia e a aprendizagem

Em setembro, a PÓS USCS promoveu uma série de eventos importantes sobre prevenção ao suicídio

A psicopatia e suas características

Conheça as cinco fases do luto:
 

•    A negação é um dos conflitos com que temos de lidar, pois é difícil acreditar e aceitar o ocorrido. Por não conseguirmos imaginar o futuro sem a pessoa que partiu, entramos em negação.
•    Quando conseguimos perceber a realidade, e que o fato não pode ser mudado, é provável que lidemos com um sentimento de raiva muito grande, já que o não conformismo pode ser canalizado em raiva.
•    Passamos a fazer negociações internas e tentamos achar possíveis soluções para a dor que estamos sentindo. Muitas pessoas encontram conforto na religião, por exemplo.
•    A depressão costuma ser a fase mais longa do processo; o sofrimento intenso é a sua característica mais forte. A pessoa pode se sentir melancólica, culpada, desesperançada e impotente. Sua sociabilidade pode ser afetada, já que ela pode se isolar e ficar mais introspectiva.
•    Todas essas fases são importantíssimas de serem vividas, e se encerrarão na última etapa do luto: a aceitação. Geralmente, ela vem acompanhada de uma visão mais realista sobre a perda e de uma serenidade mais acentuada. A partir dessa fase, a pessoa começa a enfrentar tudo de maneira mais consciente.

 

Pós-Graduação na área de Psicologia
 

Em muitos casos, o psicólogo é o profissional que auxilia as pessoas a passar de forma mais consciente por todas as fases do luto. Porém, é essencial que o profissional tenha um conhecimento mais aprofundado sobre as complexidades da mente humana, para que os atendimentos sejam mais eficientes. Já conheceu os cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia da USCS? Acesse: https://bit.ly/2FlcG0N

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699