A psicopatia e suas características

A psicopatia e suas características

image

O Transtorno de Personalidade Antissocial (TPA) caracteriza-se por pensamentos e atitudes disfuncionais, em que a pessoa se utiliza de quaisquer meios para conseguir o que quer. Hoje popularizado como psicopatia, pessoas que sofrem desse problema tendem a não distinguir entre o certo e o errado.
 

Os fatores que influenciam no surgimento do transtorno são incertos, porém, a comunidade médica acredita que a genética e as relações familiares possam ajudar no desenvolvimento da desordem. São muitas as possíveis causas do TPA. Ambiente familiar caótico, convivência com familiares com vícios, situações traumáticas e abusos na infância podem servir como gatilho.

VEJA TAMBÉM:

O autoconhecimento pode ser o caminho para a prevenção ao suicídio

SoulCollage®: a expressão da alma

O que é Síndrome de Burnout?

Quais são os sintomas físicos da depressão?

Psicopatia e sociopatia
 

Ambas fazem parte do espectro do Transtorno de Personalidade Antissocial, porém, suas características as diferem uma da outra.
 

O psicopata
 

O psicopata tem o egoísmo, a indiferença, a mentira, a violência e a impulsividade entre suas características mais fortes. Além disso, dão sinais desde a infância, através de condutas duvidosas, e são emocionalmente superficiais. Geralmente, já nascem com essas características. Alguns estudos indicam que o TPA pode ser hereditário.
 

O sociopata
 

Os sociopatas podem ser encantadores; se apresentam de forma superficialmente carismática e simpática e têm dificuldade em sentir empatia. Entre suas características estão a impulsividade e a manipulação, e são mentirosos compulsivos e egocêntricos. A pessoa costuma desenvolver a sociopatia ao longo da vida, devido a fatores relacionados à educação e ao convívio social.
 

Doença
 

O TPA é mais comum em homens. Estima-se que, hoje, 4% da população seja sociopata e 1% psicopata. A psicopatia é o agravamento do quadro de sociopatia, ou seja, pode-se afirmar que os psicopatas são sociopatas, porém, a regra não pode ser levada à risca no caso contrário.
 

Sintomas
 

•    Não faz distinção entre o que é certo ou errado.
•    Dificuldade em seguir regras/leis.
•    Comportamento irresponsável, principalmente em ambiente profissional.
•    Mentiras compulsivas e utilização de métodos de exploração de outras pessoas.
•    Relacionamentos abusivos.
•    Dificuldade de aprender com os erros cometidos.

 

Psicopatia tem cura?
 

Em geral, a psicopatia é tratada através da psicoterapia. Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos para tratar a depressão e a ansiedade que podem se desenvolver por causa do transtorno. Apesar de não existir tratamento medicamentoso indicado para casos de TPA, grupos de apoio e terapia podem ser muito efetivos para o paciente e para a família.
A efetividade da terapia é animadora nesses casos; muitos pacientes costumam apresentar melhora significativa com o passar dos anos.
 

Especialização
 

A mente humana é de enorme complexidade, e os profissionais de Psicologia lidam com desafios diariamente. Uma de suas grandes missões é dar continuidade aos estudos para ampliar o conhecimento e aperfeiçoar técnicas e serviços e, assim, continuarem se engajando em causas importantes de saúde mental e bem-estar.
 

Conheça a Pós-Graduação em Psicologia Clínica Psicanalítica: Teoria e Prática Clínica, de Freud a Winnicott: https://bit.ly/2ZChvJr
 

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699