Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece especialização da Psicologia

Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece especialização da Psicologia

image

No dia 16 de setembro, foi publicada no Diário Oficial da União uma resolução que reconhece a Avaliação Psicológica como uma especialidade da Psicologia. A Resolução CFP nº 18/2019 foi aprovada durante a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf).
A conselheira do CFP, Daniela Zanini, afirma que a avaliação psicológica apresenta métodos e técnicas que a sustentam como uma especialidade. Hoje em dia, com o crescimento e o reconhecimento da área, passou a ser uma exigência que os psicólogos tenham conhecimentos e habilidades para realizar a avaliação.

 

O que é a avaliação psicológica?
 

Basicamente, a avaliação psicológica é um conjunto de técnicas e procedimentos que têm como objetivo analisar determinadas características psicológicas de uma pessoa. O psicólogo é o profissional responsável por aplicar esse tipo de teste, e é por meio de seus resultados que ele irá entender melhor as habilidades, as características, a personalidade e o comportamento do indivíduo.
 

VEJA TAMBÉM:

Quando é preciso procurar ajuda de um psicólogo?

Estafa, o que é?

Conselho Federal de Psicologia (CFP) discute a jornada de trabalho do psicólogo

Qual especialização de psicologia combina com você?

Esse teste pode ser aplicado para uma infinidade de objetivos, como entrevistas de emprego, testes situacionais, anamneses ou dinâmicas de grupo. Da mesma forma, a avaliação psicológica pode ser usada em diversos âmbitos, como o clínico, o educacional, o jurídico, o neuropsicológico e o organizacional.
 

A área é bastante complexa, por isso, é necessário que a aplicação do teste seja feita por um psicólogo, já que só um profissional com esse conhecimento saberá quais métodos aplicar e como aplicá-los, além de saber como interpretar corretamente os dados.
 

Conheça a nossa Pós-Graduação em Avaliação Psicológica: https://bit.ly/2IhzBLM
 

Fonte: https://site.cfp.org.br/cfp-publica-resolucao-que-torna-a-avaliacao-psicologica-especialidade-da-psicologia/?fbclid=IwAR05VRf9KqFh7e_ZV5CPRlZqEB-SfkBeCQsaBaGDo0hmJkx70IxA-4sMUcs
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699