
O setor audiovisual vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, onde a área vivencia grandes investimentos, em especial pelo vídeo ter se tornado o formato mais popular por conta da ascensão das redes sociais e plataformas de streaming.
No Rio Grande do Sul, o audiovisual demonstra um crescimento notável, orientado por investimentos crescentes, novas tecnologias e ampla diversidade cultural. Em um cenário dinâmico, entretanto, é necessário compreender com profundidade o mercado e suas demandas, identificando as áreas de ascensão, além de investir em qualificação profissional para ser possível se destacar no setor.
Continue a leitura para conhecer o cenário do audiovisual no Rio Grande do Sul e saiba como se destacar nesse mercado.
LEIA TAMBÉM:
- Tendências do cinema brasileiro e o papel da formação em linguagem audiovisual
- O mercado de trabalho para especialistas em cinema e linguagem audiovisual
- Entendendo a linguagem audiovisual nos vídeos publicitários
- Como planejar uma produção audiovisual: dicas essenciais para iniciantes
- Os principais termos da linguagem audiovisual que você precisa conhecer
Como está o cenário da produção audiovisual no Rio Grande do Sul atualmente?
Segundo estudo de 2023 sobre o impacto econômico do audiovisual na América Latina, realizado em parceria entre a rede Netflix e a Deloitte, o cenário da produção audiovisual no Brasil gerou cerca de R$ 56,937 bilhões em 2021, com projeção de 5% de crescimento até 2025 e, das regiões brasileiras, o Rio Grande do Sul continua ocupando a terceira posição no ranking de estados que mais investem em produção audiovisual, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo, reforçando o dinamismo crescente do setor na região gaúcha.
O crescimento do audiovisual, no Rio Grande do Sul, é influenciado por inúmeros fatores, em especial pelo fortalecimento de políticas públicas de incentivo ao setor, como os investimentos advindos da Lei Paulo Gustavo (LPG), e pela expansão de plataformas de streaming, como a Netflix, que aumentam a demanda por conteúdos regionais. A diversidade de gêneros audiovisuais e formatos produzidos também compreendem aspectos notáveis, abrangendo desde filmes e séries, até documentários, conteúdos publicitários e conteúdos para a internet.
Além disso, há uma crescente busca por profissionalização no setor, fomentada pela formação de novas produtoras e pela procura por parcerias advindas de outros estados e países, acarretando a necessidade de especialização da equipe técnica e artística. A utilização de equipamentos técnicos como câmeras de alta resolução e softwares de edição avançados, por exemplo, colaboram significativamente para o aumento da qualidade das produções locais, tornando o cenário do audiovisual gaúcho cada vez mais competitivo.
Quais áreas da produção audiovisual mais crescem e demandam novos profissionais?
São diversas as áreas da produção audiovisual que apresentam um crescimento significativo e, consequentemente, acabam demandando por profissionais qualificados em abundância. Dentre elas, destaca-se a produção de conteúdos para plataformas digitais e redes sociais, incluindo conteúdos publicitários, sendo dois setores fortemente influenciados pelo consumo massivo de vídeos curtos, lives e formatos interativos.
Desta forma, profissionais com amplas habilidades de atuação, como aqueles com conhecimento técnico na realização de roteiros para formatos digitais, edição dinâmica, design sonoro e produção de conteúdo otimizado para diferentes plataformas, estão sendo cada vez mais requisitados pelo mercado.
Além disso, a área de produção executiva e gestão de projetos audiovisuais também vivencia grande uma grande crescente, demandando por profissionais com habilidades multidisciplinares voltadas para o planejamento, organização, captação de recursos e coordenação de equipes técnicas.
Por compreender produções sazonais, o setor do audiovisual tende a contar com contratações por períodos de demanda e com remunerações acima da média. Enquanto um mercado em expansão, a grande vantagem da área e sua sazonalidade é a ampliação do número de vagas, entretanto, que demandam cada vez mais dos profissionais uma especialização contínua com conhecimentos técnicos aprofundados, para que as produções apresentem cada vez mais qualidade.
Como se destacar no mercado audiovisual do RS com qualificação profissional?
O principal ponto para quem busca se destacar no mercado competitivo do audiovisual é investir em qualificação profissional, tanto em workshops, cursos técnicos e de extensão, quanto em graduações e pós-graduações na área para obter uma educação mais completa e especializada, onde o indivíduo obterá um conhecimento aprofundado e poderá desenvolver habilidades técnicas sólidas.
Além da formação formal, a construção de um portfólio será fundamental para a apresentação do trabalho e demonstração das habilidades que possui. Para isso, o indivíduo pode participar de projetos audiovisuais, mesmo que, inicialmente, enquanto voluntário ou mesmo em produções independentes.
É importante, também, manter-se atualizado nas tendências do mercado, atentando-se ao surgimento das novas tecnologias e às leis de financiamento para que as melhores oportunidades do setor audiovisual sejam aproveitadas, em especial ao considerar a relevância do Rio Grande do Sul frente ao mercado audiovisual nacional.
Como se tornar especialista produção audiovisual?
O crescimento do mercado audiovisual no Rio Grande do Sul torna a área promissora para novos profissionais que buscam expandir suas atuações profissionais para o setor da produção audiovisual. Por isso, é fundamental investir em uma formação profissional, que possibilitará a construção de um portfólio e o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais.
A Pós-graduação EAD em Cinema e Linguagem Audiovisual foi desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, visando capacitar profissionais de todo o país que buscam adquirir um conhecimento completo em cinema e linguagem audiovisual para desempenharem uma atuação de excelência, conquistando espaços de destaque no mercado. O curso é inteiramente à distância, com aprovação do MEC, e oferece uma formação sólida com duração mínima de 6 meses.
Em 360 horas de carga total, o profissional se aprofunda nas principais técnicas cinematográficas, perpassando desde conhecimentos em roteirização, direção e edição, até a produção audiovisual. Além disso, na Pós o aluno também irá se aprofundar em análise crítica de obras audiovisuais, para aumentar seu repertório cinematográfico.
Ao combinar paixão pela área com qualificação e proatividade, os profissionais podem trilhar uma carreira de sucesso no setor do audiovisual com o curso de cinema, enriquecendo o conhecimento técnico para o surgimento de melhores oportunidades profissionais.