Por que os transtornos alimentares são mais comuns em mulheres?

Por que os transtornos alimentares são mais comuns em mulheres?

image

Muito se ouve falar sobre os transtornos alimentares, porém, na verdade, poucas pessoas entendem esse problema como uma doença que precisa de tratamento. A compulsão alimentar, a anorexia e a bulimia são os tipos de transtorno alimentar, cuja característica mais forte é a mudança da relação da pessoa com a alimentação.
 

Os atingidos por tais doenças podem ser homens, mulheres, crianças ou adolescentes. Também não há distinção de classe social ou biótipo corporal, qualquer pessoa pode desenvolver um dos tipos de transtorno alimentar.

VEJA TAMBÉM:

Transtorno alimentar é um problema que também afeta os homens

Nutricionista pode solicitar exames laboratoriais?

O caminho para uma alimentação saudável é o equilíbrio

Por que o terrorismo alimentar é tão perigoso?

As mulheres são a maioria entre o público diagnosticado com a doença, e, nos últimos anos, também aumentou o número de crianças com transtornos alimentares.

Sinais

O importante diante de uma situação como essa é observar os sinais e alertar a pessoa sobre as suas mudanças em relação à alimentação. Às vezes, ela não percebe que pode estar no processo de desenvolvimento da doença.
 

Há mudanças perceptíveis de comportamento, como alteração de humor, recusa alimentar e emagrecimento extremo em um curto período.
 

Tratamento
 

A terapia cognitivo-comportamental é um método importantíssimo para o tratamento dos transtornos alimentares, já que o apoio emocional é fundamental em um quadro clínico como esse.
Além disso, pode ser sugerido pela equipe multidisciplinar o tratamento com um nutricionista e um psiquiatra, pois muitas vezes é preciso iniciar uma intervenção medicamentosa. É preciso um acompanhamento profundo para a plena recuperação, por isso, é importante o paciente contar com uma equipe alinhada e efetiva.

 

A USCS oferece cursos de Pós-graduação na área de Nutrição, Psicologia e de Saúde para os profissionais que querem se aprofundar nas questões mais complexas da saúde humana e estão procurando por cursos abrangentes. Nossas especializações são atuais e com um corpo docente aplicado e qualificadíssimo, todos à disposição para oferecer um conhecimento amplo e de excelência, e empenhados em formar profissionais competentes para atender a todas as necessidades humanas. Conheça nossos cursos!

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699