Os princípios do Lean Manufacturing que vão transformar o seu negócio

Os princípios do Lean Manufacturing que vão transformar o seu negócio

image

Nem só de multinacionais é feita a economia global. Na verdade, como divulgou a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, “quase 70% das empresas em atividade no Brasil são formadas por microempreendedores individuais (MEI)”. São 13,5 milhões de MEIs num universo de 19,3 milhões de empresas ativas. Se considerarmos as médias empresas, chegamos ao fato surpreendente de que as micro e pequenas empresas são 99% das empresas do país e representam 27% do PIB do Brasil — informa o Sebrae.
 
Micro e pequenas empresas são um imenso campo de trabalho para gestores e engenheiros com conhecimento em Lean Manufacturing.
 
Impulsionados pela necessidade de diminuir gastos e aumentar a produtividade em suas empresas, muitos profissionais nessas empresas buscam o conhecimento nas mais diversas — em livros, por exemplo.

Leia também:
 
 
 
 
 
 
“A startup enxuta: Como usar a inovação contínua para criar negócios radicalmente bem-sucedidos” é um livro de Eric Ries que é usado por muitos como uma exposição moderna do Lean.
 
A apresentação do livro não deixa dúvidas do alcance desses princípios ao afirmar que “a startup enxuta é um modelo de negócio que vem sendo amplamente adotado ao redor do mundo, mudando a maneira como as companhias idealizam seus produtos e serviços”.
 
Há muitos outros livros que abordam o tema mostrando que eliminar desperdícios não é simples e nem intuitivo como muitos imaginam. Em “A mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riqueza”, o autor James P. Womack mostra que a partir dos sete tipos de desperdícios descritos por Taiichi Ohno, “é difícil duvidar de que existe desperdício em toda parte”.
 
James Womack defende a eficácia dos princípios do Lean ao dizer que — uma vez instruído nesta metodologia — “você descobrirá que há mais desperdícios ao seu redor do que você jamais sonhou”.
 
 
Alguns outros livros que têm sido a principal fonte de conhecimento de muitos profissionais:
  • “Produção Lean Simplificada: Um Guia para Entender o Sistema de Produção Mais Poderoso do Mundo” — de Pascal Dennis;
  • “Entendendo o Pensamento A3: Um Componente Crítico do PDCA da Toyota” — de Durward K. Sobek II
  • “O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo” — de Jeffrey K. Liker;
  • “O Sistema Toyota de Produção: Do Ponto de Vista da Engenharia de Produção” — de Shigeo Shingo.
Os 5 princípios do Lean Manufacturing que podem revolucionar qualquer negócio
Em livros, artigos, vídeos e workshops , muitos profissionais tentam dominar o Lean Manufacturing e levar suas empresas ao próximo nível de excelência nos processos, redução de gastos e produtividade através da aplicação dos princípios do Lean:
  1. Valor: especificar valor sob a ótica do cliente
  2. Fluxo de Valor: Alinhar na melhor sequência as atividades que criam valor
  3. Fluxo Contínuo: realizar essas atividades sem interrupção
  4. Produção Puxada: sempre que alguém as solicita
  5. Perfeição: De maneira cada vez mais eficaz
De fato, esses princípios são poderosos e podem causar uma grande reviravolta em qualquer empresa, seja ela grande ou micro.
 
Mas, somente uma especialização sólida com professores que já utilizam essas ferramentas há muito tempo como a pós- graduação em Engenharia Industrial com ênfase em Lean Manufacturing pode capacitar você a liderar projetos de melhoria contínua com excelência.
 
Então, acesse nosso site. Faça sua inscrição. Domine o Lean Manufacturing e use-o para transformar a realidade de qualquer empresa.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699