O bilionário custo da falta de qualidade nos processos dentro das empresas

O bilionário custo da falta de qualidade nos processos dentro das empresas

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Toda empresa deseja reduzir custos e isso nem sempre está ligado a diminuir seu padrão de qualidade, salários ou pessoal. Das micro às grandes organizações, todas precisam otimizar seus processos de forma a reduzir desperdícios.
 
É comum ocorrer custos ocultos dentro de uma cadeia produtiva, por exemplo:
  • A demora na entrega de uma mercadoria;
  • Devoluções por insatisfação do cliente;
  • Peças com defeitos de fabricação, etc.
Erros assim resultam em grandes prejuízos dentro de uma organização. São valores que poderiam agregar no crescimento de uma empresa e na sua atuação no mercado.
 
 
 
Para uma empresa que queira ser líder e competir de igual pra igual no mercado, isso certamente dificulta grandemente o alcance dessa meta.
 
Desperdícios com energia, matéria-prima, mão-de-obra, itens reprovados pelo controle de qualidade, atrasos de produção, recall de produtos para troca ou reparo causam um prejuízo de alguns bilhões todos os anos.

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Alguns bilhões? Não. Muitos bilhões!
 
Para ficar num só exemplo, veja esta manchete na revista Época no longínquo ano de 2016: “O custo do desperdício de alimentos: US$ 750 bilhões por ano”.
 
Os dados são da FAO — Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura que produziu um amplo documento denunciando que vão para o lixo todos os anos mais de 1 bilhão de toneladas de alimentos. 
 
Quem olha números tão grandes pode não perceber que o problema dos desperdícios afeta praticamente todas as empresas, inclusive aquelas onde trabalhamos.
 
Um estudo de caso no restaurante universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mostrou que 11% das refeições servidas ali são desperdiçadas. O que representou um prejuízo de mais de 100 mil reais em apenas 2 meses.
 
Empresas deixam de contratar e de expandir suas atividades porque fracassam em eliminar desperdícios. Algumas empresas fecham as portas após anos de sangria — afinal, muitas convivem com desperdícios que nem conseguem mensurar.
 
 
 
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Para amenizar o problema, as empresas têm investido em ações que otimizam seus métodos ao longo da sua cadeia produtiva. Assim:
  • acrescentam pontos de inspeção,
  • adquirem equipamentos com melhores desempenho,
  • e contratam profissionais especializados para treinar e gerir as operações de controle de qualidade.
Cada vez mais as empresas têm buscado avaliar e identificar os pontos mais deficientes por meio de abordagens dedicadas a implantar e manter um sistema de qualidade eficaz.
 
A busca cada vez maior por menos desperdícios e mais qualidade nos processos criou uma demanda por profissionais certificados em ferramentas e metodologias de melhoria contínua. 
 
O Lean Six Sigma, por exemplo, é uma ferramenta internacionalmente reconhecida dentro de grandes empresas. A otimização dos custos, a redução dos desperdícios e a minimização dos erros dentro de um processo contínuo de melhoria do processo de qualidade são alguns dos principais objetivos de quem usa a metodologia.
 
Essa especialização em Lean Six Sigma da USCS faz de você um profissional com oportunidades de trabalho dentro e fora do Brasil.
 
Na verdade, como conta o professor coordenador do curso, metodologias de melhoria contínua como o Lean Six Sigma podem ser usadas em qualquer empresa apesar das barreiras linguísticas, culturais ou estruturais.
 
Se você já trabalha com gestão e quer conquistar uma promoção, saiba que profissionais costumam receber aumento de até 19% após concluir a formação Lean Six Sigma, segundo a pesquisa feita pela American Society for Quality.
 
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