Os efeitos de um ambiente de trabalho tóxico

Os efeitos de um ambiente de trabalho tóxico

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Para a gestão das empresas, é um desafio e uma luta diária manter o ambiente de trabalho saudável e acolhedor para todos. O estresse com as tarefas do dia a dia e uma série de outros fatores podem contribuir para um ambiente hostil, pesado e nocivo para os funcionários, afetando diretamente a produtividade das equipes.

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Efeitos do ambiente tóxico
 

•    Redução da criatividade e da produtividade dos funcionários.
•    Aumento no índice de doenças físicas e mentais causadas pelo estresse.
•    Aumento no número de despesas com tratamentos e licenças médicas.
•    Gastos com a contratação de funcionários novos, em uma situação causada pelo colaborador que pede as contas em razão de seu estado de saúde.

Segundo a Stress Management Association, 72% dos brasileiros que estão ativos no mercado de trabalho estão vivendo uma sequela oriunda do estresse; 32% sofrem de Síndrome de Burnout; e 92% continuam suas atividades profissionais.

 

Um colaborador grosseiro (em termo mais específico) costuma ter um custo superalto para a empresa e, ainda, prejudica o desempenho dos outros funcionários. Em contrapartida, um indivíduo com postura correta e boa performance costuma dar lucro e manter os ganhos em alta.
 

Muitas vezes, o funcionário que está reproduzindo atitudes tóxicas não está fazendo isso de propósito, apenas está tendo reações que são geradas pela sua rotina profissional. Alguns fatores que podem influenciar atitudes inadequadas:

•    Carga horária excessiva.
•    Pressão desmedida para o cumprimento de metas e de prazos.

Infelizmente, atitudes ruins acabam contaminando todo o ambiente e passam a influenciar diretamente o clima da organização. Muitos funcionários passam a adotar atitudes desrespeitosas com outros colegas porque presenciam situações parecidas o tempo todo.

 

Nessa situação, o gestor precisa agir na raiz do problema e evitar que o clima afete os resultados da equipe. Seu papel é importantíssimo para melhorar a relação dos colaboradores com a rotina de trabalho. Recorda-se de que construir um ambiente em que a gentileza e o respeito são primordiais também é contagiante e transforma vidas.

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