Comunicação estratégica

Comunicação estratégica

image

É certo que o ano de 2020 está sendo atípico e ficará marcado para sempre na história. A pandemia afetou profundamente a vida das pessoas e os negócios. Ainda não se sabe como o mundo ficará economicamente quando tudo isso chegar ao fim, porém, podemos afirmar, com toda a certeza, que a comunicação das empresas é um ponto crucial desse desafio.
Usar a comunicação como um meio para manter a marca em evidência em um momento como esse é uma estratégia certeira.

Claro que esse tipo de ação deverá ser acompanhado de muito estudo e cuidado, já que passamos por um momento delicado, e as pessoas estão mais sensíveis. Além disso, o cenário provocado pelo coronavírus é caótico, e as empresas precisam sensibilizar-se diante de tudo que está acontecendo.

VEJA TAMBÉM:

A inteligência emocional é um ponto a ser aperfeiçoado pelos líderes

Como a psicologia pode ser eficiente para comunicar uma crise?

Escuta ativa: essa técnica vai melhorar a sua vida profissional

Como a sustentabilidade afeta a nossa carreira

Em meio a tudo isso, há um espaço para as marcas exercerem um papel importantíssimo de instrução da população, disponibilizando comunicações relacionadas ao momento atual, aos cuidados pessoais, ao mercado de trabalho, sobre a doença e sobre problemas decorrentes desse momento de tensão. A instituição precisa saber se posicionar e entender o espaço que ocupa no mercado, dessa forma, é possível elaborar uma estratégia adequada e consciente.
 

O novo consumidor  
 

Um momento como esse, é claro, muda completamente o mercado. Por isso, é importante estar em contato constante com o consumidor, entendendo suas angústias e necessidades. Com isso, a empresa não só estreitará as relações, mas também trabalhará em prol da fidelização de clientes.
 

É importante ter em mente que os hábitos de consumo irão mudar completamente; as pessoas irão procurar marcas que tenham valores e que os transmitam de forma transparente para o seu público. Uma boa comunicação está sempre aliada a um ótimo atendimento. Mais do que nunca, os consumidores precisam ser amparados e cuidados nesse momento.
 

Use todas as ferramentas possíveis. Redes sociais e e-mail podem ser dois dos meios mais importantes para propagar a sua comunicação. Use isso ao seu favor e, consequentemente, suas ações aproximarão mais os atuais clientes e ajudarão a prospectar novos.
 

Especialização
 

Temos assistido a uma mudança brutal nos meios de comunicação. A globalização trouxe maior rapidez e novas formas de se comunicar. Os cidadãos deixaram de ser meros espectadores para tornar-se atores ativos nesse processo: eles se comunicam, se organizam, reivindicam.
 

Nesse sentido, em relação a esse novo modelo de comunicação, é preciso que os profissionais e as empresas estejam cada vez mais preparados para essa mudança, que é contínua e sem volta. É necessário que a comunicação esteja integrada com todas as áreas da empresa e, principalmente, com a sua estratégia global.
 

Conheça o curso de Pós-graduação em Comunicação Organizacional Estratégica da USCS: https://bit.ly/3iVTech