A inteligência emocional é um ponto a ser aperfeiçoado pelos líderes

A inteligência emocional é um ponto a ser aperfeiçoado pelos líderes

image

Ser um bom líder não é uma tarefa fácil. Na verdade, muitas são as exigências do mercado de trabalho para os profissionais que querem ocupar uma posição de chefia dentro de uma equipe. Para lidar com os diversos desafios no ambiente de trabalho, o líder precisa desenvolver algumas habilidades ao longo de sua carreira e fazer um trabalho profundo em relação às questões relacionadas à inteligência emocional.
 

Desenvolver-se nos aspectos mais profundos da inteligência emocional é importantíssimo para o líder, já que através desse conceito é possível adquirir habilidades especiais para entender e reconhecer os sentimentos próprios e das outras pessoas.
 

Mas isso não está intimamente ligado apenas à necessidade de ter uma sensibilidade aguçada ou praticar a empatia. A inteligência emocional é muito mais profunda. O líder com essa competência bem desenvolvida poderá ter uma consciência emocional e um autocontrole mais bem trabalhados, uma capacidade de adaptação mais apurada, flexibilidade e excelência no atendimento de novos desafios, habilidade no gerenciamento de conflitos, facilidade em trabalhar em equipe e, ainda, capacidade de exercer um impacto positivo sobre os outros.
 

A inteligência emocional promove aproximação entre gestores e funcionários  
 

Na verdade, ter uma inteligência emocional apurada dá ao líder uma noção melhor do ambiente corporativo, em todos os aspectos, principalmente no que diz respeito às relações humanas. Esse acaba se tornando um diferencial importante no mercado de trabalho, e o melhor de tudo isso é que essa competência pode ser aprendida e aperfeiçoada.
 

A tendência é que as empresas passem a exigir habilidades sociais em seus líderes, e em sentidos mais amplos. Os líderes que se mostrem mais habilidosos em questões relacionadas às relações humanas e à inteligência emocional poderão ser reconhecidos e aproveitar oportunidades mais amplas no mercado de trabalho.
 

Não é novidade para ninguém que um bom líder também precisa ter uma ótima qualificação. O mercado de trabalho brasileiro busca nesses profissionais amplo conhecimento e experiência em suas áreas de atuação, e, claro, facilidade em compreender e lidar com as relações humanas. Esse é um dos pontos amplamente discutidos nos cursos de MBA da USCS.
 

Conheça os cursos de especialização que oferecemos: http://bit.ly/34ZeHsM

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699