O que é distúrbio de imagem?

O que é distúrbio de imagem?

image

Vivemos em uma era de muita exposição; as pessoas usam as redes sociais como ferramentas de lazer e autopromoção. Na internet, o que impera são discursos e aparências que parecem demonstrar uma vida perfeita, o que, de fato, não existe. Nesse cenário, a busca pela perfeição física é cada vez mais acentuada.
 

Essa busca pela perfeição não é nada mais que uma grande ilusão, que só traz tristeza, estresse e frustração para os indivíduos. Na sociedade moderna, os distúrbios de imagem ficaram cada vez mais evidentes e, hoje em dia, essa é mais uma luta para todos.
 

Vivemos em uma época na qual se vendem vidas mentirosas e propagandas enganosas, e, diante disso, o índice de casos de doenças mentais aumenta de forma preocupante.
 

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) se caracteriza pela percepção alterada de si mesmo, ou seja, a pessoa com esse distúrbio enxerga no espelho uma imagem que não condiz com a realidade. Com essa visão completamente distorcida da realidade, o indivíduo acaba desenvolvendo um quadro de sofrimento psicológico que pode acarretar uma série de consequências.
 

Muitas vezes, a pessoa que sofre com esse distúrbio acaba se enxergando acima do peso ou com uma forma de corpo indesejada. Muitos acabam desenvolvendo hábitos destrutivos que são fatores cruciais para a ocorrência de transtornos alimentares.
 

Transtorno Dismórfico Corporal (TCD) no Brasil
 

Estima-se que, no Brasil, cerca de 4 milhões de pessoas sofram com distúrbio de imagem. Entre seus sintomas, estão:
 

●    Gastos excessivos com produtos de beleza.
●    Gastos com cirurgias plásticas.
●    Busca por alcançar um padrão de beleza que enxerga como o ideal.
●    Comparação constante com pessoas que, em seu ponto de vista, são perfeitas.
●    Costuma olhar-se bastante no espelho e verbalizar suas insatisfações.
●    Por medo de se expor, acaba por se esconder ou evitar situações em que seu corpo possa ficar exposto.

 

Infelizmente, o Transtorno Dismórfico Corporal vem acompanhado de uma série de doenças, como depressão, alcoolismo e transtornos alimentares. Os jovens na faixa etária dos 15 aos 20 anos são os mais afetados por esse distúrbio. Existe uma linha tênue entre o excesso de vaidade e o transtorno, por isso, os pais devem ficar atentos ao comportamento de seus filhos.
 

Homens e mulheres podem desenvolver esse distúrbio, e, para conter suas consequências, é preciso acompanhamento médico psiquiátrico e terapia cognitivo-comportamental.

VEJA TAMBÉM:

O que é Diabulimia?

Psicologia e violência doméstica

Ter vontade de comer toda hora é normal?

O impacto da pandemia na saúde mental, física e financeira da população mundial


Pós-graduação em Distúrbios de Imagem Corporal

 

O curso é destinado a profissionais que trabalham com pacientes com distúrbios relacionados à imagem corporal, uma tendência da sociedade contemporânea, os quais são atrelados a questões emocionais, familiares e à influência das redes sociais. O profissional obterá amplo conhecimento nos aspectos biológicos, terapêuticos, jurídicos e comportamentais. Os temas tratados são contemporâneos e contemplam as pesquisas na área de imagem corporal e a relação com a saúde nos diversos ciclos da vida.

Saiba mais sobre a Pós em Distúrbios de Imagem Corporal: https://bit.ly/2UFySwr



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699