O que é Cultura Maker?

O que é Cultura Maker?

image

O Cultura Maker é uma metodologia que se baseia no aprendizado de uma perspectiva prática, ou seja, o aluno aprende os conceitos fazendo atividades manuais. A técnica vem sendo aplicada dentro da sala de aula e proporcionado aprendizados importantes para os alunos.
 

Nada melhor do que aprender um conceito e poder aplicá-lo de forma prática, não é mesmo? Essa técnica é muito valiosa dentro das escolas, levando as crianças a momentos de muita diversão aliada à obtenção de conhecimento. Nessa metodologia, não existe certo ou errado; o aluno simplesmente tem a liberdade de experimentar e colocar suas ideias em prática da forma que quiser, tentando alinhá-las ao conhecimento que foi apresentado.

VEJA TAMBÉM:

O que é a dislexia?

A arteterapia e a reabilitação

A importância da música na educação infantil

Por que é mais difícil identificar o autismo em meninas?

Dentro da sala de aula, os professores precisam alinhar as práticas da Cultura Maker com os conteúdos que vão ser apresentados. Na verdade, é preciso toda uma mobilização entre professores, coordenação e outras áreas da escola para que espaços sejam criados para realizar esse tipo de atividade.

 

Organizando um espaço onde os alunos irão colocar os conceitos em prática, a escola pode disponibilizar equipamentos e materiais que vão ajudar em todo esse processo. Em alguns casos, a Cultura Maker pode ser aplicada dentro da sala de aula, com recursos que estejam disponíveis, já que o importante é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender fazendo.
 

Um dos maiores pilares desse conceito é o aprendizado sem julgamento de certo ou errado, ou seja, a criança vai expressar a sua criatividade sobre algo que ela está aprendendo. Nesse cenário, o professor é um importante mediador que ajudará as crianças em seu processo criativo e na realização da proposta.
 

Aplicar essa técnica no dia a dia escolar é uma ação muito promissora, e professores e alunos são os verdadeiros beneficiados por tudo isso. A Cultura Maker é um conceito amplamente explorado no curso de Pós-Graduação em Metodologias Ativas e Inovadoras da USCS.
 

Diante do contexto de transformações espaço-temporais e das novas tecnologias da informação e comunicação, faz-se necessário repensar as práticas educativas.
 

As metodologias surgem com este objetivo: proporcionar uma aprendizagem ativa, dinâmica, que efetivamente condiz com o processo de construção da autonomia do sujeito. São metodologias que propiciam o protagonismo discente e a mediação docente, considerando o conhecimento científico e as diferentes dimensões e âmbitos das práticas sociais.
 

São metodologias que valorizam a solução de problemas reais e complexos, a aprendizagem colaborativa e a tomada de decisão; por isso, requer do professor/educador uma formação consistente, maior flexibilidade e conhecimento dos processos de aprendizagem ativa.
 

Quer saber mais sobre a Pós em Metodologias Ativas e Inovadoras? Acesse: https://bit.ly/3czfebr

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699