O que é a visão sistêmica e como ela pode ser utilizada no meio corporativo?

O que é a visão sistêmica e como ela pode ser utilizada no meio corporativo?

image

Dentro do ambiente corporativo, a gestão é parte fundamental de todo o processo interno, da conquista de objetivos e do acompanhamento de resultados. Nesse cenário, o gestor que desenvolve uma visão sistêmica tem mais chances de conseguir obter grandes resultados e efetividade nas atividades internas. Resumidamente, a visão sistêmica se trata de conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam.
 

Para o gestor, ter uma visão ampla sobre toda a empresa é fundamental. E quando falamos ampla, referimo-nos à identificação de processos, à integração de setores, à produção e à entrega dos produtos ou serviços etc. Além disso, o profissional precisa ter a habilidade de enxergar a relação entre setor interno e externo.

VEJA TAMBÉM:

O que é a Economia Comportamental?

A gestão de crise é essencial para qualquer empresa

Comece se especializando em um curso voltado para a área de gestão e trilhe um caminho de sucesso

Como as empresas podem ajudar a prevenir o estresse e a síndrome de burnout entre seus funcionários?


Para a empresa, ter um gestor com uma visão mais sistêmica é importantíssimo, já que o processo de desenvolvimento de projetos e crescimento empresarial são facilitados. Além disso, um profissional com essa habilidade consegue desenvolver atividades grandiosas dentro da instituição, visando sempre trazer grandes avanços e efetividade de resultados positivos.

 

A visão sistêmica é uma habilidade que pode ser facilmente desenvolvida por meio do aprofundamento do conhecimento técnico e teórico e de uma vasta experiência. E essa aptidão não precisa ser desenvolvida apenas em gestores, qualquer funcionário pode aprofundar seus estudos sobre o tema e melhorar suas habilidades profissionais.
 

Mas, afinal, em quais pontos corporativos a visão sistêmica é importante?
 

Bom, ter essa capacidade desenvolvida é praticamente obrigatória para pessoas que ocupam ou pretendem ocupar cargos de liderança. Ser um líder exige muita responsabilidade, e todos que ocupam essa posição precisam sempre estar um passo à frente de qualquer mudança ou negociação. No dia a dia corporativo, o gestor é responsável por tomar uma série de decisões importantíssimas para o andamento da empresa, portanto, ele precisa entender profundamente como funcionam todos os processos internos e externos para, dessa forma, obter sucesso em suas empreitadas.
 

A visão sistêmica dá ao gestor a capacidade de atuar em uma série de funções, como:
 

•    organização;
•    definição de metas e estratégias;
•    administração de crises;
•    analisar situações de risco;
•    realizar avaliações constantes;
•    relacionamento com diversas frentes dentro do ambiente corporativo;
•    desempenhar funções distintas em vários setores da empresa, com o objetivo de oferecer auxílio para a otimizar as atividades.

 

O principal esforço e primeiro passo para desenvolver uma visão sistêmica da empresa que se está gerindo é conhecer a instituição profundamente, conhecendo departamentos, funções, equipes, responsabilidades etc. Após isso, é preciso estudar metas e objetivos para analisar o caminho que deve ser percorrido. Também é preciso conhecer a missão, a visão e os valores da empresa em que se está atuando.
 

Além disso, o profissional poderá investir em cursos de especialização que possam ajudar a construir um conhecimento mais sólido sobre a gestão e todos os processos essenciais para alçar voos rumo ao sucesso. A Pós USCS oferece uma extensa gama de cursos de pós-graduação para os profissionais que pretendem aprofundar seus conhecimentos sobre as complexidades da gestão.
 

Oferecemos cursos em uma infinidade de áreas, e com nossa metodologia e nosso corpo docente, conseguimos formar profissionais de excelência para o mercado de trabalho. Conheça os cursos de pós-graduação em Gestão da USCS: https://bit.ly/3qP9LDi