O alongamento é o passo inicial e mais importante do exercício físico

O alongamento é o passo inicial e mais importante do exercício físico

image

O alongamento é importantíssimo para mantermos a nossa saúde física durante o exercício físico, mas essa técnica pode ser usada para atividades simples de nosso dia a dia.  O relaxamento muscular que é proporcionado pelo alongamento é perfeito para nos ajudar a iniciar e terminar uma atividade mais intensa.
Quanto mais alongado nosso músculo estiver, melhores movimentos nós faremos. Assim, é obrigatório dedicar uns minutos antes e depois do exercício para relaxar a nossa musculatura. E nós podemos nos alongar em outros momentos de nosso dia também, como ao acordar ou no trabalho.

 

É preciso orientação profissional para fazer o alongamento?
 

O alongamento, se praticado frequentemente, precisa de orientação profissional, independentemente da sua categoria esportiva, profissional ou amador. Com a orientação adequada, é óbvio que os resultados serão mais efetivos, e, claro, isso ajudará o esportista a se prevenir de lesões, por exemplo. Especialistas recomendam que o alongamento seja feito diariamente, durante 15 minutos, antes e depois de qualquer atividade física.

VEJA TAMBÉM:

O que é treino HIIT?

A musculação e o controle da diabetes em pessoas obesas

Quais são os benefícios do treinamento funcional de cabeça e pescoço?

Um dos segredos para os idosos aproveitarem a vida é o investimento em atividades de bem-estar

Alongamento: benefícios  
 

•    Proporciona relaxamento físico e mental.
•    Dá ao praticamente uma consciência mais ampla sobre si e o próprio corpo.
•    Reduz o risco de lesões.
•    Ameniza a irritabilidade.
•    Alivia as dores musculares e na articulação.
•    Ajuda na cicatrização óssea após lesões.

 

Alongamento e flexibilidade
 

O alongamento é uma técnica importante que pode auxiliar a nossa flexibilidade. Um corpo mais flexível influencia diretamente na prevenção de torções, estiramentos e rupturas, ajudando nossa estrutura muscular a suportar cargas altas de tensão nos tendões e nas fibras musculares.
 

Além disso, as partes da frente e de trás do nosso corpo também são impactadas positivamente, já que o alongamento deixa nossa postura mais alinhada. Outro fator importante é que músculos flexíveis tendem a não sofrer com tensão muscular, evitando que haja contraturas involuntárias e inflamações causadas pela tensão.
 

Especialização
 

O alongamento é um tema amplamente discutido no curso de Pós-Graduação em Atividades de Academia e ao Ar Livre.  Para o seu aprimoramento profissional, escolha o melhor caminho, e a sua melhor decisão pode ser um curso de especialização. Conheça nosso curso: https://bit.ly/2QPFpwS

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699