Número alarmante de pessoas sentem vergonha de revelar que estão passando por um quadro de depressão

Número alarmante de pessoas sentem vergonha de revelar que estão passando por um quadro de depressão

image

A depressão é um quadro muito complicado, e assumir que está passando por essa situação pode ser um desafio, principalmente para os mais jovens. O IBOPE Conecta aplicou uma pesquisa no Brasil, que constatou um número alarmante de jovens que não se sentem à vontade em revelar que está enfrentando a doença.
 

Sabemos que todo o processo que a pessoa enfrenta em uma doença como essa é bastante doloroso, e expressar seus sentimos e insatisfações para as outras pessoas pode ser importante para o tratamento. A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata) junto com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Pfizer.

VEJA TAMBÉM:

Por que discutir a alimentação é tão importante para as pessoas com ansiedade ou depressão

O autoconhecimento pode ser o caminho para a prevenção ao suicídio

Dados
 

•    39% dos adolescentes entrevistados, com idade entre 13 e 17 anos, afirmaram não se sentirem confortáveis em falar sobre o diagnóstico da depressão com a própria família.
 
•    56% de jovens entre 18 e 24 anos não se sentiram a vontade de comentar sobre seu quadro depressivo no trabalho ou na escola.

A pesquisa demonstrou uma resistência dos jovens em lidar com a exposição de sua doença para círculos sociais, muitos demonstraram desconfiança sobre os tratamentos prescritos para um quadro depressivo. Foi percebido um certo nível de desinformação, já que muitos acreditavam não ser necessário procurar a ajuda de um psiquiatra, a maioria moveu esforços para buscar auxílio apenas de um psicólogo.

 

Antidepressivos
 

Os jovens entrevistados também se mostraram bastante desinformados sobre os medicamentos utilizados, 53% afirmaram que os antidepressivos não funcionam.
 

Depressão e o ambiente de trabalho
 

Não podemos criar um tabu em torno da depressão e de nenhum outro transtorno mental, o assunto precisa ser amplamente discutido em todos os ambientes sociais. No que se diz respeito ao ambiente corporativo, as empresas precisam estar atentas sobre a saúde mental de seus funcionários e desenvolver ações de prevenção e conscientização sobre o tema.
 

As instituições precisam montar equipes de enfermagem no trabalho para fazer ações efetivas, para que os funcionários se sintam acolhidos e possam também confiar na empresa. Uma equipe de enfermagem à disposição do colaborador pode ser uma grande saída para lidar com esse problema.
 

Para isso, é preciso que o mercado se mova em direção a um investimento de humanização através de equipes de profissionais da saúde. E a especialização profissional é importantíssima para boas equipes sejam elaboradas, e a USCS oferece um curso de Pós em Enfermagem do Trabalho, conheça: https://bit.ly/2m1juc6

 

Fonte: https://bit.ly/2ZxWhN1
 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699