Microbiologia Ambiental

Microbiologia Ambiental

image

Resumidamente, a Microbiologia Ambiental é o estudo acerca de temas como genética, fisiologia, interações e funções dos microrganismos no ambiente. Quando falamos em ambiente, referimo-nos à água, ao ar, aos animais e às plantas que habitam o planeta terra. O estudo da microbiologia pode ajudar no desenvolvimento sustentável da sociedade moderna e na manutenção da qualidade ambiental.
 

Um campo amplamente estudado pela Microbiologia Ambiental é a vida microbiana, que está presente em todo o planeta e faz parte de uma série de processos naturais importantes para a vida humana e animal. Na verdade, os microrganismos desempenham um papel fundamental em determinados ambientes, seja na produção de energia e de carbono para outros organismos, seja na reciclagem de nutrientes e até na quebra de substâncias químicas.

VEJA TAMBÉM:

A importância da educação ambiental

O que é triagem de risco nutricional?

O setor de biotecnologia está em ascensão

A importância da Vigilância Sanitária na promoção da saúde


Portanto, estudar os microrganismos é importantíssimo para garantir um meio ambiente mais saudável e preservar vidas em suas mais variadas formas. E é dessa forma que a Microbiologia Ambiental faz avanços significativos em busca de estudar todas as complexidades ambientais para preservar a vida humana, animal etc.

 

Áreas de atuação da Microbiologia
 

●    Segurança alimentar.
●    Qualidade da água.
●    Microbiologia industrial.
●    Microbiologia do solo.
●    Microbiologia diagnóstica.
●    Segurança ocupacional e controle de saúde.

 

A área de Microbiologia
 

Os profissionais que trabalham na área de Biotecnologia têm as mais diferentes formações, como Biologia, Engenharia Química, Química, Farmácia, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Medicina, Biomedicina, entre outras. Porém, nenhum desses cursos de graduação tradicional preenche todos os requisitos em termos de formação teórico-prática que permita aos profissionais atuar de forma plena na indústria de biotecnologia. As empresas atualmente existentes que utilizam a biotecnologia para o desenvolvimento da cadeia tecnológica de geração de seus produtos, processos e serviços contam com suporte técnico-científico oferecido pelas diversas instituições de ensino superior, por instituições estatais e por institutos de pesquisa atuantes na geração de tecnologias, bens e serviços biotecnológicos, com aplicações notadamente nas áreas de saúde, agropecuária e meio ambiente.
 

Essa área multidisciplinar vem crescendo bastante no Brasil e envolve estudos em diversas outras áreas e ramos do conhecimento científico. Com mercado de trabalho amplo e promissor, profissionais da área de Biotecnologia  percebem a necessidade de constante atualização.
 

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Biotecnologia  da USCS: https://bit.ly/3sGhrZ9

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699