Meditação: uma ferramenta para a manutenção da saúde mental

Meditação: uma ferramenta para a manutenção da saúde mental

image

Aprendemos da forma mais dolorosa, em 2020, que ter a saúde mental em dia é importantíssimo. A pandemia do coronavírus nos ensinou muitas coisas, entre elas, a preservar nossos momentos de quietude e tranquilidade. E a meditação pode ser uma estratégia que pode ser utilizada para lidar com os momentos mais estressantes, pois é uma lição para a vida.
 

A meditação nada mais é do que um ato de autocuidado, e nós precisamos muito disso. Os altos índices de ansiedade, depressão e outras doenças mentais expõem uma necessidade alarmante: precisamos parar, respirar e entrar em uma jornada de autoconhecimento.

VEJA TAMBÉM:

A fisioterapia e sua ação em diversos tratamentos médicos

O trabalho voluntário é importante para a sua vida pessoal e profissional

A arteterapia pode ser eficiente no combate ao estresse e às dores de cabeça

Projeto de Lei de 2019 visa regulamentar e implementar os cuidados paliativos como protocolo-padrão

Em muitos casos, a meditação é uma grande ferramenta para ajudar no tratamento de quadros de ansiedade, por exemplo. Afinal, quando falamos de uma vida mais saudável, precisamos mencionar que a saúde mental é parte importante dessa jornada. Meditar nos dá a oportunidade de mergulharmos dentro de nós mesmos e, assim, podermos iniciar um processo de transformação que começa de dentro para fora.
 

Profissionais de várias áreas têm se aprofundado cada vez mais sobre as técnicas disponíveis para a promoção de saúde mental. Entre elas, a meditação, que tem conquistado um público mais sólido nos últimos anos.
 

Todavia, há muitas barreiras que ainda precisam ser quebradas, e os profissionais que optam por estudar sobre o assunto são parte fundamental do processo de conscientização. Promover discussões acerca do uso de técnicas complementares para a manutenção da saúde mental é essencial nos dias de hoje.
 

Especialização para os profissionais que querem se aprofundar na técnica da meditação
 

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece o curso de Pós-graduação em Prática da Meditação. Seu título, “Docência e Prática da Meditação”, por si só deixa claro o que, em essência, queremos: que esses conhecimentos possam servir para a prática constante e que a compreensão essencial que dela surja seja a base de sua transmissão a um número cada vez maior de pessoas, contribuindo para a promoção do bem-estar, para a saúde, para a elevação espiritual e para o progresso científico.
 

Este curso de pós-graduação lato sensu forma especialistas e professores de meditação dentro dos mais altos padrões éticos e científicos, e está aberto a graduados nas áreas das Artes, Educação, Saúde, Esportes e Administração.
Saiba mais sobre o curso: https://bit.ly/2KfQPfx