Mais de 100 projetos de lei sobre saúde mental tramitam na Câmara

Mais de 100 projetos de lei sobre saúde mental tramitam na Câmara

image

Segundo levantamento feito pelo Congresso em Foco, cerca de 120 projetos de lei que, de alguma forma, tratam da saúde mental do brasileiro, tramitam na Câmara dos Deputados. Em um momento de pandemia como este que estamos vivendo, a saúde mental de todos tem sido particularmente afetada.
 

Falar sobre saúde mental é algo muito delicado e, portanto, exige cuidado. O senador do PDT-Rio, Acir Gurgacz, é o responsável pelo PL 2083/2020, que tem como foco criar um programa de atenção para os problemas de saúde mental causadas pela pandemia.

VEJA TAMBÉM:

Aprenda a lidar com o vazio existencial

O que é síndrome da fadiga crônica?

Melhore a sua capacidade de concentração

Arteterapia: a criatividade usada para tratar doenças

A intenção é fortalecer o atendimento primário do Sistema Único de Saúde (SUS), que já conta com uma frente muito importante e forte de atendimento às pessoas com problemas de saúde mental. Porém, o intuito desse PL é fortalecer ainda mais esse sistema para atender às demandas causadas pela pandemia.
 

Uma das prioridades desse projeto é atender os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente de combate ao vírus. O PL prevê a extensão de um sistema estruturado e amplo para continuar os atendimentos de pessoas afetadas mesmo depois do final da pandemia.
 

Assim como o projeto de Gurgacz, há uma série de outros projetos em trâmite na Câmara, com o intuito de promover melhorias urgentes para que o impacto na saúde mental dos brasileiros seja minimizado.  
 

É importante ressaltar que o Brasil já tem um histórico de números significativos de casos de ansiedade e depressão. Entre os países das Américas, o Brasil tem uma maior concentração de ocorrências de discapacidades causadas por casos de suicídio, consumo de álcool e outras drogas, transtornos mentais e neurológicos.
 

Em recentes pesquisas realizadas, pode ser constatada a presença de sintomas de doenças como ansiedade e depressão em trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia. Além disso, os casos de pessoas que sofrem simultaneamente com ansiedade e depressão também tiveram um aumento significativo, assim como casos de consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
 

A saúde mental não pode sair nunca de pauta
 

Durante os últimos anos, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) engajou-se em ações em prol de mais medidas para o restabelecimento e a manutenção da saúde mental. Dessa forma, oferecemos uma série de cursos de pós-graduação para habilitar profissionais para lidarem com as complexidades da saúde mental dos seres humanos.
 

Junto com nossa equipe docente de excelência, continuamos nessa luta de transformar o conhecimento de qualidade em promoção de saúde e bem-estar. Conheça os cursos de Pós da USCS que abordam a saúde mental como tema central: https://bit.ly/3000CfD
 

FONTE: https://congressoemfoco.uol.com.br/saude/na-pandemia-camara-tem-mais-de-120-projetos-que-tratam-de-saude-mental/
 


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699