Investir em uma dieta rica em fibras traz muitos benefícios para a sua saúde

Investir em uma dieta rica em fibras traz muitos benefícios para a sua saúde

image

Estamos vivendo em uma época em que a população está mais preocupada em cultivar hábitos alimentares mais saudáveis; por isso, a demanda por alternativas nutricionais que melhoram a saúde do organismo no geral tem aumentado. Há uma série de categorias de alimentos que proporcionam benefícios para a saúde, entre eles, as fibras, que podem auxiliar em uma série de questões, como a prevenção de doenças crônicas e a diminuição do risco do acúmulo do excesso de gordura abdominal.
 

Tipos de fibras
 

Solúveis: facilmente se dissolvem na água, e no estômago formam um gel que é fermentado por bactérias intestinais. O resultado é a produção de ácidos graxos e de cadeia curta.
 

Insolúveis: não se dissolvem na água, e seu principal efeito é o laxativo. Ao contrário das fibras solúveis, as insolúveis são poderosas contribuintes para a formação do bolo fecal, e não são fermentadas pelas bactérias intestinais.
 

VEJA TAMBÉM:

Você sabe o que são os superfoods?

O que é triagem de risco nutricional?

O Guia Alimentar para a População Brasileira

Nutrigenômica: um método de personalização na conduta clínica

O recomendado é que um adulto consuma alimentos ricos em fibras diariamente e que tenha um consumo diário de 20 g a 35 g. As fibras podem ser encontradas em vegetais e frutas. Veja quais são os benefícios de incluir as fibras em sua dieta:

 

●    Proporcionam saciedade.
●    Reduzem os níveis de açúcar no sangue.
●    Diminuem o colesterol ruim no organismo.
●    Melhoram o funcionamento do intestino.
●    Ajudam a prevenir doenças como câncer e cardiopatias.
●    Promovem a longevidade.
●    São uma poderosa ferramenta de prevenção do desenvolvimento da síndrome metabólica.

 

Para que seu consumo de fibras seja potencializado em sua dieta, invista em alimentos como vegetais, verduras, frutas, grãos e cereais. Busque sempre se informar sobre os ingredientes que compõem os produtos que você consome, e sempre opte por aqueles que têm fibras em sua composição e que oferecem mais benefícios.
 

Para fazer uma mudança radical em sua dieta, o nutricionista é um agente importante nesse processo. Os profissionais da nutrição são responsáveis pela prescrição de dietas adequadas, pelo acompanhamento dos pacientes e ajudam também na mudança de hábitos. Procure ajuda profissional para mudar de vida.
 

Conheça os cursos de Pós em Nutrição da USCS: https://bit.ly/2N5PJ4d


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699