Em homenagem a Nise da Silveira, estátua é inaugurada em Maceió

Em homenagem a Nise da Silveira, estátua é inaugurada em Maceió

image

Em 30 de julho, foi inaugurada em Maceió uma estátua da psiquiatra Nise da Silveira. A escultura foi feita pelo artista plástico Léo Santana. A alagoana é uma grande referência da psiquiatria brasileira e fez história com seus estudos e ações voltadas para a humanização do tratamento psiquiátrico.
 

Nise da Silveira: luta antimanicomial
 

Nise é uma figura de suma importância para a psiquiatria brasileira. Ao longo de sua trajetória, lutou em prol de ações mais humanizadas em relação a pacientes psiquiátricos. Sua postura completamente contrária ao uso de eletrochoques, técnica muito utilizada em sua época, fez de sua atuação profissional uma referência e tornou-a pioneira na utilização de atividades recreativas para o tratamento de distúrbios psíquicos.
 

Em sua homenagem, existe também o Museu do Inconsciente no Rio de Janeiro e o filme Nise - o coração da loucura, dirigido por Roberto Berliner. Agora, sua estátua recém-inaugurada entra para a lista de homenagens que irão eternizar essa grande personalidade da psiquiatria no país.
 

Iniciativa da prefeitura
 

Antes da estátua de Nise, outras três foram inauguradas: Graciliano Ramos, Aurélio Buarque de Holanda e Paulo Gracindo já tinham sido eternizados em Maceió. A ideia da prefeitura é resgatar a história de alagoanos que foram importantes para a história do Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Quem foi Nise da Silveira?

Psicologia e a aprendizagem

Psicologia na educação

Nise da Silveira e seu estudo são um dos grandes pilares do curso de Pós-Graduação em Arteterapia da USCS. A arteterapia é um método terapêutico que colabora para a expressão do inconsciente por meio das diversas ferramentas utilizadas e do olhar simbólico ao conteúdo manifesto. Saiba mais informações sobre essa especialização: https://bit.ly/2VuYdon

Fonte: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2019/07/30/escultura-que-homenageia-nise-da-silveira-e-inaugurada-em-maceio.ghtml

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699