A tecnologia em prol de uma farmácia hospitalar eficiente

A tecnologia em prol de uma farmácia hospitalar eficiente

image

A farmácia hospitalar precisa funcionar adequadamente, já que questões relacionadas à saúde e ao bem-estar dos pacientes estão em jogo. O farmacêutico hospitalar precisa estar atento ao controle, à gestão dos medicamentos, a reposições e ao acompanhamento de datas de validade, e, para ajudar nessa administração, nada melhor do que usar ferramentas tecnológicas.
 

O farmacêutico hospitalar é essencial para a aquisição de itens, a avaliação da prescrição médica, a dispensa de insumos e o controle dos medicamentos. Entre suas funções, estão o armazenamento, a organização, a compra de insumos e a preparação e o despacho de doses.

VEJA TAMBÉM:

O perigo do consumo excessivo de remédios

O que é hipocondria?

Remédios à base de Cannabis são liberados pela Anvisa

Tecnologias que podem ser usadas
 

Para a eficiência da gestão, é preciso utilizar softwares que ajudem no controle de estoque e da dispensação de medicamentos. Desaa forma, o gestor terá uma visão geral e poderá evitar a falta de remédios e materiais, bem como os desperdícios.
 

O módulo de farmácia clínica permite ao profissional a avaliação de prescrições dos pacientes a partir de critérios preestabelecidos, como super e baixa dosagem, reação alérgica e interação medicamentosa. Assim, é possível ter uma maior segurança quanto ao bem-estar do paciente.
 

Após o preparo e a administração do medicamento, como é feito o acompanhamento do paciente? Esse processo precisa ser seguro, então, nada melhor do que utilizar tecnologias para minimizar erros e garantir a segurança do paciente.
 

É preciso também investir em softwares que façam uma gestão eficiente quanto aos tipos de medicamento que estão sendo utilizados e seus possíveis efeitos colaterais em determinados pacientes. A assistência, com essa visão abrangente, consegue ser ainda mais segura e possibilita a observação de pacientes em grupos de risco de reações intensas.
 

Para atuar com excelência na área de farmácia hospitalar é preciso investir em um curso de especialização. A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece o curso de Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar. O objetivo do curso é capacitar os farmacêuticos na criação de mecanismos que contribuam para um gerenciamento excelente da Farmácia Hospitalar, tornando-os capazes de elaborar projetos estruturados com protocolos adequados e de estabelecer diretrizes que garantam melhorias na gestão, de modo que as instituições operem com maior eficiência e qualidade. Saiba mais: https://bit.ly/2lQy9GZ



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699