A nutrição do recém-nascido prematuro

A nutrição do recém-nascido prematuro

image

A nutrição desempenha um papel essencial para o desenvolvimento do recém-nascido prematuro. É por meio da alimentação que o bebê irá obter os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento normais. Nesse período, é importante que a família e a equipe médica façam esforços para evitar que o recém-nascido sofra com deficiências nutricionais ou efeitos metabólicos indesejados.
 

A nutrição para o bebê prematuro é uma questão muito delicada, pois suas necessidades precisam ser atendidas corretamente. O bebê demanda uma maior quantidade de calorias e nutrientes para suprir as necessidades de seu organismo. Além disso, é preciso levar em conta que o aparelho digestivo do bebê está em pleno desenvolvimento, razão pela qual ele pode apresentar dificuldades em absorver nutrientes e eliminar os restos alimentares.
 

VEJA TAMBÉM:

O que são alimentos funcionais?

As verdadeiras necessidades alimentares das crianças

Os alimentos podem ajudar no processo de cicatrização?

Nutrição Materno-Infantil: como manter a alimentação das crianças saudável

A equipe médica está preparada para lidar com as necessidades específicas do bebê prematuro, e existe um esforço em relação à elaboração de uma dieta adequada, sua administração e ao volume que será oferecido durante o dia. A mãe também tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento do recém-nascido prematuro. O leite materno é o alimento principal e precisa fazer parte da rotina alimentar da criança desde os seus primeiros momentos de vida.
 

É através do leite materno que o bebê prematuro irá adquirir propriedades imunoprotetoras, que são importantíssimas para o desenvolvimento de sua imunidade. Por isso, a equipe médica multidisciplinar precisa alinhar, junto com os pais, estratégias para que a mãe consiga produzir leite sem muita dificuldade. Há uma série de fatores que influenciam na produção de leite materno, como a alimentação saudável, o tipo de parto, a ingestão diária de água e, não menos importante, o fator psicológico da mãe.
 

O parto é um momento desafiador na vida das mulheres. A partir do nascimento de uma criança, tudo na vida da mulher passa a ser diferente; o mundo pode virar de ponta cabeça. Por isso, é importante que a mulher seja amparada por uma equipe médica empática e pronta para ajudá-la em tudo que precisar. Além disso, é preciso que a lactante conte com uma rede de apoio familiar sólida. Tudo isso soma pontos para a saúde mental da mãe e pode influenciar positivamente o seu organismo, principalmente quando se trata da produção de leite.
 

O bebê prematuro precisa de uma rede de cuidados muito complexa, e isso inclui a equipe médica, a mãe e o pai. É através de cuidados mais específicos que o pequeno irá ser assistido de forma eficiente, podendo desenvolver uma saúde física plena que gerará frutos até a sua vida adulta. A nutrição é parte fundamental da saúde do prematuro, por isso, é preciso que os pais sejam orientados sobre a sua importância.
 

Conheça a Pós-Graduação em Nutrição Materno-Infantil: http://bit.ly/2Nv4XAp

0800 767 8727 | (11) 2714-5699