A importância dos cuidados paliativos dentro da fisioterapia hospitalar

A importância dos cuidados paliativos dentro da fisioterapia hospitalar

image

Fisioterapia Hospitalar e Emergência é uma pós-graduação da USCS destinada a graduados em Fisioterapia e possui 40 horas de plantões supervisionados e dá grande destaque a um dos serviços mais sensíveis e cruciais dentro da fisioterapia hospitalar: os cuidados paliativos.
 
Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

Leia também:
 
 
 
 
 
Esse conceito de Cuidados Paliativos foi atualizado em 2002 pela World Health Organization e apresenta uma série de desafios para os profissionais da saúde. Note os elementos distintivos na definição acima. Os cuidados paliativos…
  1. São promovidos por uma equipe multidisciplinar;
  2. Têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares;
  3. São necessários diante de uma doença que ameace a vida;
  4. Atuam para prevenir e aliviar o sofrimento;
  5. São realizados através da (a) identificação precoce, (b) avaliação impecável e (c) tratamento de dor e demais sintomas físicos, (d) sociais, (e) psicológicos e (f) espirituais.
É mencionado em um artigo da Abrale — Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia — que os cuidados paliativos foram pensados inicialmente apenas para o tratamento oncológico. No entanto, esse serviço passou a englobar qualquer doença que ameace a vida por ser progressiva ou até mesmo incurável.
 
 
 
Muitos pensam que Cuidados Paliativos são aquilo que se faz quando não há mais nada a fazer pelo paciente. Esse pensamento é equivocado. Cuidados Paliativos são necessários quando o diagnóstico é de uma doença crônica grave  — orienta a ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos). Nesse caso, há ainda muito a fazer pelo paciente.
 
Como diz o professor e coordenador da pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar e Emergência, o Paliativista Daniel Alveno, muita gente acha que cuidados paliativos são cuidados para pacientes em fim de vida; mas não é bem assim. De acordo com o professor, que é fisioterapeuta e referência na área, cuidados paliativos envolvem:
 
  • reabilitação motora
  • reabilitação respiratória
  • cuidados do ponto de vista neurológico e funcional
  • manejo dos pacientes em fim de vida (sintomas, respiração, alívio da dor, etc.).
Cuidado Paliativo tem origem nos primórdios da Medicina — afirmam Claudia Burlá e Ligia Py no artigo Cuidados paliativos: ciência e proteção ao fim da vida. Afinal, Hipócrates já ensinava que o médico deve “curar quando possível, aliviar quando a cura não for possível e consolar quando não houver mais nada a fazer”.
 
Cuidados Paliativos e Fisioterapia Hospitalar
 
A USCS quer contribuir para formar uma nova geração de fisioterapeutas que consiga atuar desde o momento de internação até a alta hospitalar — mesmo que o cliente passe por diferentes unidades e enfermarias nas mais diferentes condições de saúde. Por isso esta pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar e Emergência é tão importante.
 
A principal proposta do curso é capacitar os fisioterapeutas para que eles possam integrar equipes multidisciplinares durante o atendimento em hospitais e unidades de urgências e emergências por meio de conceitos fisiológicos e terapêuticos.
 
Esta pós é totalmente acessível para você não apenas pelo preço, mas também porque você terá aulas a cada um final de semana por mês — nós sabemos como é difícil arranjar tempo para estudar durante a semana.
 
Como o nosso objetivo é oferecer uma capacitação que permita ao profissional de Fisioterapia atuar nas mais diferentes áreas dentro de um hospital, incluímos módulos de queimados, neurologia, ortopedia, pediatria, trauma, oncologia e cuidados paliativos, entre outros.
Se você é um Fisioterapeuta e quer investir na sua profissão tornando-se capaz de atuar em todas as fases do tratamento do cliente, esteja ele fazendo qualquer procedimento, então a especialização em Fisioterapia Hospitalar e Emergência da USCS foi feita sob medida para você.
 
Acesse o nosso site. Verifique o processo seletivo e faça a sua inscrição no campus São Paulo ou São Caetano do Sul. O melhor investimento é aquele feito em você.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699