A importância da Fisioterapia Cardiorrespiratória

A importância da Fisioterapia Cardiorrespiratória

image

A Fisioterapia Cardiorrespiratória é o tratamento que objetiva a reabilitação respiratória de adultos ou crianças que precisem de recuperação da saúde pulmonar. Como descreve um centro especializado em Fisioterapia, “a Fisioterapia Respiratória consiste na aplicação de um conjunto de técnicas e estratégias de fisioterapia que podem ser úteis em diversas condições de saúde do foro cardiorrespiratório, com impacto sobretudo nos sistemas cardíaco, respiratório, vascular e metabólico. Pode ser aplicada ao longo de todo o ciclo de vida e requer uma avaliação cuidada do fisioterapeuta”.
 
A Fisioterapia Cardiorrespiratória tem muitos efeitos favoráveis, entre eles: significativas reduções da morbimortalidade, da taxa de hospitalização, e ganho expressivo da qualidade de vida; o que justifica a sua consensual e enfática recomendação pelas principais sociedades médicas mundiais — observa o Instituto Albert Einstein.
 
A Fisioterapia Cardiorrespiratória atua na prevenção de doenças, complicações pulmonares, cardiovasculares ou metabólicas. O fisioterapeuta especializado em Fisioterapia Cardiorrespiratória tem a função de “selecionar os melhores recursos terapêuticos a serem aplicados de forma precisa e correta, orientar a prática do exercício de forma segura e eficaz, exercer o processo educativo, em que o paciente deve ser provido de informações básicas sobre a fisiopatologia de sua doença, relação da doença com a terapia e outros”.
 
De acordo com a APFISIO, Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, a Fisioterapia Cardiorrespiratória tem como objetivos:
  • Reduzir os sintomas (dispneia, fadiga, tosse ou expectoração);
  • Manter ou melhorar a tolerância ao exercício;
  • Melhorar a funcionalidade através do treino das atividades diárias;
  • Manter ou melhorar o nível de atividade física;
  • Melhorar a eficiência da ventilação e reduzir o trabalho respiratório;
  • Apoiar o desmame da ventilação mecânica e a ventilação não-invasiva;
  • Mobilizar e ajudar a remover secreções;
  • Treinar/capacitar os doentes para a adoção de comportamentos saudáveis;
  • Aumentar a autoeficácia na gestão da doença;
  • Reduzir a ansiedade e depressão relacionada com o impacto da doença cardiorrespiratória;
  • Reduzir a dor torácica.
Conheça a Pós EAD da USCS em Fisioterapia Cardiorrespiratória
 
A pós-graduação a distância oferecida pela USCS em Fisioterapia Cardiorrespiratória surgiu com a ideia de oferecer aos fisioterapeutas conhecimento amplo e específico sobre as doenças cardiorrespiratórias, capacitando-os para atender pacientes domiciliares, hospitalares ou em pequenos serviços de saúde.
 
Se você é um profissional que atua com pacientes com doenças cardiorrespiratórias, sabe que é preciso um conhecimento profundo sobre anatomia, fisiopatologia, avaliação e diagnóstico, processos reabilitadores avançados baseados em evidências, desde a atenção primária passando pela secundária e terciária.
 
Com essa especialização da USCS, você estará capacitado para atender adultos e crianças que sofrem com doenças cardiovasculares e respiratórias.
 
O fisioterapeuta que fizer a pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória da USCS vai desenvolver suas competências e habilidades na atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, e na administração e gerenciamento do atendimento e tratamento dos seus pacientes.
 
Clique aqui e faça sua inscrição na pós-graduação a distância em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela USCS.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699