Qual é o futuro dos recursos humanos?

Qual é o futuro dos recursos humanos?

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É do setor de recursos humanos que surgem ações importantíssimas que impactam diretamente todos os processos e pessoas da empresa. Um setor de RH engajado pode fazer grandes transformações na vida corporativa, e, hoje em dia, é isso que se espera desse departamento. O futuro do gerenciamento de pessoas está sendo plenamente observado.
 

O futuro é hoje
 

A visão de que o RH deve se importar apenas com questões burocráticas é completamente arcaica. Na verdade, espera-se muito mais desse setor. As grandes empresas passaram a cobrar mais dos gestores de recursos humanos para fazer um trabalho mais profundo sobre seu capital humano.

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Hoje em dia, as ações precisam estar alinhadas para a satisfação de todos, empresa e funcionários. É preciso montar estratégias para que projetos sejam colocados em prática, pensar em comunicações agregadoras e estar presente na vida de cada colaborador no sentido de que ele sinta que pode contar com o setor de recursos humanos da empresa em que trabalha.
 

Desafios
 

Os desafios do RH são muitos, e o primeiro deles seria mudar esse pensamento de que o setor serve só para resolver processos burocráticos. Mais do que nunca, o objetivo agora é melhorar a experiência do funcionário no período em que ele está exercendo suas atividades profissionais.
 

Além disso, os novos profissionais que acabaram de chegar ao mercado de trabalho, ou vão chegar, estão vindo com a mentalidade completamente diferente do que era a gestão de pessoas. E isso precisa ser levado em consideração: as novas gerações não se encaixarão nos padrões antigos e exigem o tempo todo que as corporações sejam humanizadas.
 

Em uma geração cada vez menos apegada aos vínculos profissionais, fica praticamente impossível manter os funcionários muito tempo nas empresas. A rotatividade aumenta, e, por isso, o RH precisa despertar em seu dia a dia a vontade das pessoas de permanecer trabalhando na instituição.
 

Os colaboradores se sentirão acolhidos quando a comunicação for uma via de mão dupla. Da mesma forma que os funcionários precisam estar abertos a feedbacks, o setor de recursos humanos também precisa escutar sugestões e críticas.
 

Todos os processos que vão envolver o RH daqui para frente serão bastante trabalhosos, pois há uma geração mais velha que está ativa no mercado de trabalho e uma que está começando a carreira agora. Mas o futuro do setor de recursos humanos, já sabemos: a humanização de processos, comunicações e relações.
 

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