
A equipe da Universidade de Lund, na Suécia, está investigando se seria possível modificar a substância da beterraba para que ela possa ser absorvida pelos tecidos humanos.
A hemoglobina vegetal presente no legume é muito parecida à hemoglobina presente no sangue humano. A proteína, que confere ao sangue a sua cor avermelhada, tem como função principal transportar oxigênio para os tecidos.
Beterraba é um dos milagres da natureza na prevenção do cancro. A fibra encontrada na beterraba parece aumentar os componentes do corpo responsáveis por detectar e remover células anormais antes que se tornem cancerígenas.
A beterraba também ajuda a limpar fígado, um dos órgãos mais sobrecarregados do corpo, com mais de 500 funções incluindo limpeza de toxinas, remoção de excesso de hormonais e ajuda na metabolização de gordura.
O sangue produzido a partir da proteína da beterraba poderia ser usado, por exemplo, em transfusões de emergência (em pacientes que perderam muito sangue após um acidente) ou em tratamentos para câncer e doenças do sangue.
Embora saibamos há várias décadas que plantas produzem proteínas similares à hemoglobina, esse estudo mostra que (essas proteínas) são mais comuns e estão envolvidas em mais processos fisiológicos do que pensávamos.
A idéia de usar essa proteína para substituir a hemoglobina humana era especulação, algo possível muito em longo prazo.