Pilates: a técnica que tem efeito positivo no organismo e proporciona qualidade de vida

Pilates: a técnica que tem efeito positivo no organismo e proporciona qualidade de vida

image

A técnica de Pilates se popularizou, e muito, nos últimos anos no Brasil: o número de estúdios triplicou nas cidades brasileiras. Isso se deve, também, ao fato de as pessoas estarem em busca de atividades que proporcionem qualidade de vida e bem-estar. Essa modalidade de exercício é muito democrática, podendo ser amplamente praticada por atletas, dançarinos, idosos, gestantes e pessoas com as mais diversas necessidades.
 

Tratando-se de uma atividade cujo trabalho é global e integrado, o Pilates oferece benefícios como condicionamento físico, consciência corporal, correção postural, tonificação dos músculos, reabilitação e prevenção de lesões e de dores. Os efeitos na saúde emocional e na autoestima são ainda mais profundos, capazes de proporcionar um equilíbrio entre mente, corpo e espírito.
 

VEJA TAMBÉM:

Exercício físico: o que é isometria?

Mitos e verdades sobre a drenagem linfática

A acupuntura é recomendada para os atletas que correm

Por que é tão importante alongar antes de fazer exercício físico?


Como uma técnica que vai além da manutenção corporal, o Pilates se baseia em três princípios: concentração, centralização, respiração, precisão, controle e fluidez. Durante as aulas, o instrutor procura deixar o aluno completamente imerso nas atividades e nos movimentos corporais; por isso, é preciso ter muita concentração para fazer as atividades e uma respiração mais consciente, a fim de realizar todos os movimentos de forma adequada.

 

Durante a prática, os principais objetivos são promover o fortalecimento muscular e a flexibilidade, e realizar gestos resistidos e isométricos. Todo esse esforço é realizado mediante concentração, força e respiração coordenada. Para realizar a técnica, utilizam-se materiais como bola, elástico, toning balls etc.
 

Entre as várias modalidades de Pilates, podemos citar: Power Pilates, Pilates na água, Aeropilates e Five Konzept. Além de ser uma técnica recomendada para vários públicos, o Pilates tem formas exclusivas de aplicação da metodologia. Muitas vezes, a atividade é realizada de forma individual ou em grupos muito pequenos, o que concede ao aluno um atendimento mais personalizado.
 

Para os profissionais que querem atuar na área, o recomendado é investir em um curso que os capacite a aplicarem essa metodologia. Esse esforço é importantíssimo para que o Pilates seja realizado de forma adequada, responsável e eficiente. Portanto, investir em um curso de pós-graduação na área é o caminho mais adequado.

Conheça o curso de pós-graduação em Métodos e Técnicas Especiais: Tratamento, Prevenção e Performance: https://bit.ly/3iYBgZe




 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699