O setor de Estética é um dos que mais crescem e mais inovam na economia. Todos os dias há novidades e tendências. Todos os dias são lançados novos equipamentos, desenvolvidos novos produtos e elaboradas novas técnicas. Tudo isso faz com que o profissional que se atualiza e investe na sua profissão fazendo pós-graduações que agregam um conhecimento especializado, fique muito à frente dos seus colegas.
	O nosso rosto está em constante movimento. Todos os dias nós falamos, piscamos, bocejamos, respiramos, franzimos a testa, mastigamos e engolimos dezenas de vezes. 
	Leia também:
	Você sabia que nós piscamos cerca de 34.560 vezes por dia, são 24 piscadelas por minuto, em média. Engolimos cerca de 2 mil vezes. “Se, a cada deglutição, apertarmos os lábios franzindo a pele, serão 2.000 vezes repetindo essas marcas e rugas todos os dias" — diz a fonoaudióloga Laís Abreu.
	Então, para que serve a Fonoaudiologia Estética? Serve para aprimorar a musculatura facial, minimizando as tensões do rosto que provocam rugas.
	Nas palavras da fonoaudióloga Valesca Resende — especialista em motricidade orofacial e autora do livro Fono: função e estética — “a fonoaudiologia estética é uma nova área da fonoaudiologia, que trata alterações musculares da face por meio de exercícios faciais e outras técnicas específicas, com o objetivo de modificar posturas, aprimorar funções e alcançar equilíbrio miofuncional mais satisfatório, buscando, como resultado, uma face mais harmoniosa”.
	A Dra. Valesca Resende observa que a flacidez no rosto nem sempre está relacionada à perda de tônus muscular durante o processo natural de envelhecimento. Ela diz que quando os movimentos faciais são feitos de modo inadequado, durante longo tempo e com um uso abusivo da musculatura, isso causará o aparecimento precoce dos vincos e das rugas de expressão.
	A musculatura facial pode ser alterada pela falta de movimentação adequada, mas também quando a postura é alterada. “Os músculos faciais enrijecem por meio de exercícios específicos, desde que sejam trabalhados de uma forma preventiva ou logo após o aparecimento dos primeiros sinais de flacidez” — diz Valesca Resende.
	A fonoaudióloga Elen Cristine Campos Caiado lista num artigo para o UOL alguns dos benefícios da fonoaudiologia estética — que é útil para:
- Fortalecer e sustentar a face
 - Harmonizar o estético e o funcional
 - Aumentar a oxigenação e vascularização da pele
 - Minimizar ou eliminar as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas
 - Eliminar e atenuar as rugas e marcas de expressão
 - Equilibrar as forças musculares da face e pescoço
 - Proporcionar a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais
 - Adequar à postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala.
 
	Valesca diz que “adequar a função mastigatória é indispensável, assim como outras funções também, já que fortalece a musculatura mastigatória, suaviza os sulcos labiais, fortalece as bochechas, corrigindo assimetrias de lábios, principalmente, no sorriso, e equilibrando o volume das bochechas” .
	Finalmente, a Dra Magda Zorzella Franco, Mestre em Distúrbios da Comunicação e Especialista em Motricidade Orofacial, explica num artigo para o Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo que “a atuação da Fonoaudiologia no campo da Estética tem como princípio básico “o Alongamento, o Relaxamento e a Suavização” da musculatura orofacial, uma vez que acredita ser a ruga decorrente do uso abusivo e repetitivo dos músculos da expressão facial”.
	Se você tem interesse nesse assunto, venha conhecer a pós-graduação da USCS em Fonoaudiologia Estética Avançada.
	Acesse o site. Conheça a Pós em Fonoaudiologia Estética e faça sua inscrição. Sua carreira merece esse investimento.