O que é media training?

O que é media training?

image

Muitos empresários que estão à frente de grandes instituições necessitam, em situações importantes ou em momentos de crise, fazer pronunciamentos para a imprensa. Surge então um grande desafio: qual é a melhor forma de se expressar nos meios de comunicação? É exatamente essa a função do Media Training: preparar a pessoa que foi escolhida como porta-voz da empresa para fazer um pronunciamento de forma adequada e satisfatória para os meios de comunicação.
 

A maioria das empresas escolhe as pessoas que podem fazer possíveis pronunciamentos em situações de crise ou em casos especiais. A partir disso, a empresa pode fornecer um treinamento para o porta-voz fazer o pronunciamento de forma correta.
 

VEJA TAMBÉM:

Cursos de MBA da USCS trazem um panorama profundo sobre o mundo dos negócios

Por que o gerenciamento de mídias sociais é tão importante?

O marketing digital continua em ascensão

O que é mobile marketing?

Como funciona o Media Training?
 

É bom ressaltar que o media training fará um treinamento que irá habilitar o porta-voz a se expressar melhor diante de uma coletiva de imprensa ou entrevista. O treinamento é feito por um assessor de imprensa ou pode ser um serviço contratado de terceiros.
 

O assessor que fará o treinamento irá avaliar como o porta-voz se comporta e como ele se comunica, e essa análise indicará os pontos que precisam ser melhorados. São aplicados testes como entrevistas-surpresa e gravações de vídeo, pois assim fica mais fácil exemplificar os fatores que precisam ser aperfeiçoados.
 

É importante que o representante da empresa entenda as diferenças entre as mídias e como adaptar seu discurso para cada veículo. Entender também os mecanismos das entrevistas, como identificar pequenas “armadilhas” feitas pelos jornalistas, é uma técnica que precisa ser adquirida para que o porta-voz consiga ter habilidade para se livrar de situações embaraçosas.
 

O media training está sempre alinhado às estratégias de comunicação da empresa, até porque o porta-voz precisa saber o que pode ou não falar. É preciso que o profissional escolhido esteja preparado para apresentar aquilo que a empresa deseja, e de forma clara e eficiente.
 

O Media Training é uma das disciplinas do curso de MBA em Marketing e Gestão de Clientes. Conheça um pouco mais sobre o curso: https://bit.ly/2L8fmQ6