O que é Ciência Política?

O que é Ciência Política?

image

A Wikipédia define ciência política como “o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos”. O professor Francisco Porfírio foi mais específico ao dizer que “ciência política é um ramo de estudo das ciências sociais que visa entender como se estabelecem as formações de poder dentro de sociedades complexas”.  Michael Monteiro, cientista político e Mestre em Relações Internacionais e Ciências Políticas, escreve que a Ciência Política “envolve conceitos abstratos como política e poder” e que pode ser descrita como “um campo de estudo que tenta explicar aspectos das comunidades políticas” — considerando que uma comunidade é considerada política quando ela controla os meios de violência, financia as atividades de seus habitantes e tem membros dispostos a mantê-la.
 
A carreira na área de Ciência Política é bastante desenvolvida nos Estados Unidos e em alguns países europeus — escreve Érica Caetano para o portal UOL. No Brasil, a tradição do curso tem crescido de forma constante e cada vez mais aumenta o interesse no trabalho do cientista político.
 
Leia também:
 
 
 
 
 
 
Onde trabalha o Cientista Político?
 
Essa popularização tem feito crescer muito a quantidade de boas opções de atuação para o profissional de Ciência Política.
 
Além dos concursos públicos, onde os cientistas políticos podem concorrer a vagas de gestores de políticas públicas, tem crescido muito o número de profissionais em Ciência Política que têm trabalhado como autônomos, prestando consultorias e assessorias para empresas e pessoas físicas. 
 
O profissional de Ciências Políticas pode atuar também em empresas privadas de todos os setores da economia — mas quem mais contrata cientistas políticos são as instituições de ensino.
 
 
O que um especialista em Ciências Políticas faz?
 
O cientista político analisa fatos históricos e atuais com o objetivo de oferecer subsídios para a tomada de decisões que afetam projetos corporativos e interferem na definição de políticas públicas.
 
Além de atuar em universidades e outras instituições de ensino, em grandes corporações e na administração pública, os especialistas em Ciência Política ganharam grande destaque na mídia e na imprensa pela sua capacidade de descrever acontecimentos e orientar na tomada de decisões.
 
 
Quanto ganha um cientista político?
 
Se você está se perguntando quanto ganha um profissional em Ciência Política, saiba que a valorização já mencionada tem refletido na remuneração.
 
Uma pesquisa do IPEA indicou que a taxa de empregabilidade da área chega a impressionantes 91,2% — e também que a Ciência Política como uma das áreas profissionais que tiveram maior ganho salarial entre 2009 e 2012.
 
Uma pesquisa do Banco Nacional de Empregos indicou que um cientista político recebe R$ 5.032, em média.
 

 

Para você que deseja atuar como cientista político, interpretando o cenário do país, estado ou cidade em que os candidatos vão disputar o pleito. Conhecer a realidade desses locais é fundamental para a realização de projeções sobre o processo eleitoral. Neste vídeo falamos um pouco a respeito deste assunto. 
 
 
Como eu faço uma especialização em Ciência Política?
 
Basta se inscrever na Pós-graduação EAD em Ciência Política da USCS — uma especialização de 12 meses, voltada para  profissionais com formação em Filosofia, Ciências Sociais, Direito, Jornalismo, Administração, Comunicação e Ciências Humanas.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699