Neuropsicologia Infantil: Quando é necessária?

Neuropsicologia Infantil: Quando é necessária?

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A Neuropsicologia é uma subárea da psicologia que tem como objetivo a união dos estudos da psicologia com a neurociência, visando compreender com profundidade as interações que ocorrem entre o cérebro e o comportamento humano. A partir de tal estudo, a Neuropsicologia Infantil tem como foco auxiliar crianças e adolescentes que apresentem problemas cognitivos ou de aprendizagem.
 
Descubra quando a Neuropsicologia Infantil se faz necessária. Continue a leitura!
 
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O que é Neuropsicologia Infantil?

A Neuropsicologia é uma área que se destina ao estudo da relação existente entre o cérebro e o comportamento humano, unindo os conhecimentos da neurociência com a psicologia. A partir de tal estudo, passa a ser possível uma compreensão ampliada de como o cérebro exerce influência sobre as funções cognitivas, sendo algumas delas a atenção, percepção, memória e aprendizagem.
 
Deste modo, a Neuropsicologia Infantil é responsável pela investigação de alterações ou danos que possam existir no sistema nervoso central de crianças e adolescentes, capazes de causar dificuldades ou atrasos no desenvolvimento cognitivo. Em uma avaliação completa, o neuropsicólogo consegue identificar se a criança apresenta algum transtorno de neurodesenvolvimento, tal como o TDAH, autismo ou dislexia.
 

Como sei se uma criança precisa de uma avaliação?

Uma criança pode precisar de avaliação neuropsicológica quando se identificam sinais que dizem respeito a dificuldades de aprendizado ou quando apresenta alterações comportamentais.
 
A criança não conseguir acompanhar o ritmo de estudos, apresentar problemas de interação com colegas ou ter dificuldade em manter uma rotina adequada são alguns dos exemplos de que a avaliação neuropsicológica pode ser requerida. Entretanto, o neuropsicólogo também pode atuar de maneira preventiva, oferecendo um diagnóstico precoce, com a finalidade de prevenir dificuldades ou transtornos de aprendizagem.
 
Visando auxiliar a criança que possa apresentar algum transtorno, são atribuições do neuropsicólogo infantil:
  • Identificar diferentes comportamentos, avaliando se destoam de uma estrutura normal de desenvolvimento, considerando o contexto socioambiental;
  • Identificar possíveis distúrbios de aprendizagem que estejam atrelados ao comprometimento da função cerebral;
  • Avaliar o desenvolvimento infantil, com a intenção de intervir precocemente; e
  • Atentar-se a possíveis problemas psiquiátricos e distúrbios neurológicos.

Como funciona a avaliação neuropsicológica infantil?

São diversas as etapas da avaliação neuropsicológica infantil, podendo envolver a análise comportamental e emocional da criança, tanto por meio de conversas com a criança, pais, responsáveis, professores e outros médicos quando necessário, quanto através da realização de testes psicológicos para medir:
  • Inteligência;
  • Percepção visual;
  • Atenção;
  • Organização;
  • Memória;
  • Desenvolvimento da linguagem;
  • Habilidades sociais;
  • Solução de problemas; e
  • Raciocínio.

O que a neuropsicologia infantil difere de uma avaliação escolar?

A avaliação escolar tem como principal objetivo identificar problemas acadêmicos que possam afetar a capacidade do aluno de ler e escrever, bem como avalia se há alguma dificuldade nas habilidades de raciocínio lógico da criança. Por outro lado, a atuação da Neuropsicologia Infantil se destina a compreender os motivos da criança apresentar tais problemas, seja na escola ou em casa.
 
O neuropsicólogo, por possuir uma capacitação completa em psicologia clínica, consegue também desenvolver diagnósticos de problemas psicoemocionais que possam estar interferindo no desenvolvimento da criança, como em casos de depressão e ansiedade. Ao avaliar profundamente o indivíduo, o profissional consegue desenvolver um melhor plano de tratamento para o mesmo, conseguindo o auxiliar em todos os níveis possíveis.
 

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