Microbiologia de alimentos

Microbiologia de alimentos

image

A microbiologia é a ciência que estuda a relação dos microrganismos com os alimentos. Trata-se de um avanço científico importantíssimo para a sociedade. Por meio desse conhecimento é possível evitar em alimentos uma série de microrganismos que poderiam ser responsáveis por causar doenças.

VEJA TAMBÉM:

O que são alimentos funcionais?

As maiores tendências de nutrição para 2021

Quais são as melhores frutas para ingerir no verão

Sinais que indicam que nosso corpo está passando por uma deficiência nutricional

É importante ressaltar que os microrganismos estudados através da microbiologia são benéficos ou não para a saúde. No caso dos microrganismos prejudiciais à saúde, eles podem desenvolver doenças em humanos e em animais; já aqueles que são considerados benéficos são importantes e essenciais para a produção de determinados produtos.

 

Quais são os principais microrganismos estudados?
 

•    Agentes deteriorantes
•    Agentes patogênicos
•    Agentes transformadores

 

Microrganismos deteriorantes são agentes, sejam físicos ou químicos, que tornam o alimento impróprio para consumo. A deterioração é facilmente detectada por meio de cor, aspecto, odor, sabor e textura do alimento. Fungos, bactérias e leveduras são as principais causas da deterioração dos alimentos.
 

Os alimentos que contêm agentes patogênicos são aqueles responsáveis pela transmissão de doenças. Os microrganismos acabam se instalando no alimento por conta de condições precárias de higiene em que foi produzido, distribuído, armazenado ou manuseado. Nesse caso, a pessoa ou o animal que consumiu o alimento contaminado pode desenvolver intoxicações, infecções e até toxi-infecções.
 

Os agentes transformadores são benéficos para o alimento, podendo até ajudar no processo de transformação em outro produto. Os microrganismos presentes nesse tipo de alimento podem ser mantidos ou introduzidos durante a produção dele. Dessa forma, existe uma série de produtos que são produzidos por meio desse tipo de processo, como:
 

•    Suplementos alimentares
•    Cerveja
•    Fermento
•    Carnes
•    Iogurtes e queijos
•    Vegetais

 

A preservação dos alimentos é uma ciência importante para a sociedade e para o mercado de produção. Dessa forma, é preciso que os profissionais que pretendem atuar nesse mercado tenham uma formação de excelência.
 

A USCS oferece o curso de Pós-graduação em Biotecnologia que tem como objetivo atualizar os profissionais quanto à metodologia aplicada no isolamento e na identificação de microrganismos (agentes de moléstias infectocontagiosas e contaminantes de águas e alimentos), à etiopatogenia e à prevenção das doenças causadas por esses agentes; oferecer uma visão geral sobre a biotecnologia e as muitas áreas em que ela se insere, abordando conceitos didáticos, microbiológicos, genéticos, fisiológicos, biológicos de forma geral e de informática para integração e divulgação do conhecimento científico.
 

Saiba mais sobre a Pós em Biotecnologia: https://bit.ly/3sGhrZ9

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699