Largar o vício em cigarro é o primeiro passo para desfrutar de uma vida mais saudável

Largar o vício em cigarro é o primeiro passo para desfrutar de uma vida mais saudável

image

Qualquer que seja o vício, em algum momento da vida, esse hábito irá trazer prejuízos para a saúde do indivíduo. O tabagismo é um dos tipos de vícios mais comuns, antigamente visto como uma característica boa na sociedade; porém, isso mudou drasticamente.
 

O hábito de fumar desencadeia uma série de problemas sérios de saúde, podendo levar ao óbito prematuro. Assim como qualquer outro vício, largar o cigarro é um desafio muito complicado e um processo bastante doloroso, principalmente para quem já fuma há muitos anos.

VEJA TAMBÉM:

O que é Diabulimia?

O que é síndrome da fadiga crônica?

Como a fonoaudiologia pode tratar os efeitos do estresse no corpo?

A prática frequente de exercícios físicos previne o agravamento de sintomas da COVID-19

 

Separamos algumas dicas que podem ajudar você a largar de vez o cigarro:
 

●    Mantenha o foco e a determinação, pois só você pode desapegar desse vício. Por isso, parar de fumar depende única e exclusivamente de seu esforço pessoal.
●    Identifique os gatilhos que levam você a fumar e tente mudá-los. Por exemplo, se você passa a fumar muitos cigarros em situações de estresse, tente canalizar a energia dirigida ao fumo em outra coisa, seja bebendo uma garrafinha de água ou até comendo balas.
●    Sabemos que a nicotina provoca uma dependência psicológica e física, e traz uma sensação de bem-estar para o fumante. Para driblar essa sensação e obter o hormônio da satisfação de outra forma, você pode começar investindo em uma rotina de exercícios físicos, que também proporcionam a liberação de hormônios benéficos.
●    A alimentação e a hidratação são pontos cruciais que ajudam no processo de abandono do vício em cigarro. Alimentar-se adequadamente ajuda o corpo a se reabilitar mais rápido e também evita que você tenha episódios de compulsão durante a abstinência. A hidratação é essencial para liberar as toxinas do corpo, lembrando que a nicotina é liberada na urina. Todas as vezes em que você tiver muita vontade de fumar, beba um copo de água.
●    Seja persistente e evite as recaídas; não encare um momento de fraqueza em que você acabou fumando um cigarro como o fracasso de todo o processo. Continue firme em sua decisão!
●    Trabalhar o autocontrole é importantíssimo no processo de abandono do vício; concentre-se em outras atividades quando a vontade de fumar aparecer.
●    Pode ser que a terapia comportamental e o uso de medicamentos possam ajudar você nesse processo. Por isso, procure a orientação de um profissional para conseguir lidar melhor com a fase de abstinência e seus sintomas.
●    Desapegue-se de tudo que remete ao hábito de fumar: cinzeiros, isqueiros, maços de cigarro, e evite também frequentar os locais em que costumava fumar.
●    Toda mudança de hábito leva tempo; por isso, seja paciente e persevere. A vontade de fumar não irá sumir como um passe de mágica; é preciso muita dedicação e foco.

 

O tabagismo é extremamente prejudicial à saúde, e quando você larga esse vício, percebe mudanças significativas em seu corpo.
 

Benefícios de parar de fumar
 

●    A sua capacidade de funcionamento pulmonar melhora, e muito.
●    O olfato e o paladar ficam mais aguçados.
●    Sua circulação sanguínea e sua respiração melhoram consideravelmente.
●    Você consegue recuperar o seu fôlego para fazer atividades físicas.
●    Sua pele e seu cabelo ficam com um aspecto saudável.
●    Os dentes ficam mais brancos e seu hálito melhora.
●    O seu humor sofre uma melhora significativa.
●    Você acaba economizando dinheiro.
●    O tom amarelado nos dedos e nas unhas acaba melhorando.

 

Lembre-se de que é possível fazer o processo de desapego de um vício com ajuda da terapia comportamental. O profissional de psicologia ajudará você a entender os gatilhos e as questões emocionais que o(a) levam a fumar e, dessa forma, a resolver questões emocionais que são significativas para o processo de mudança de hábitos.
 

Os profissionais de psicologia precisam se especializar para atender de forma eficiente todas as complexidades do ser humano. Para isso, a Pós USCS oferece uma série de cursos de Pós-Graduação em Psicologia para proporcionar aperfeiçoamento profissional e pessoal, bem como atualização com respeito às novas técnicas de tratamento.
 

Conheça nossos cursos de Pós em Psicologia: https://bit.ly/3000CfD

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699