A Psicologia Junguiana, idealizada por Carl Jung, se trata de uma abordagem da psicologia que visa a compreensão aprofundada da mente humana. Esse método terapêutico tende a buscar por uma conexão profunda existente entre o inconsciente e processos internos que moldam a personalidade humana. Jung desenvolveu certas categorizações para ampliar a consciência sobre esses processos, entre elas, tem-se a conceitualização dos arquétipos.
Se você está buscando entender como funciona a Psicologia Junguiana e quais são os conceitos desenvolvidos por Carl Jung na elaboração desta, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Reflexões de Carl Jung Sobre os Mistérios da Alma
- A Visão da Psicologia Junguiana Sobre o Amor
- A Importância do Arquétipo do Self para Carl Jung
- A Importância de Carl Jung
- Aprofunde-se nos conceitos de Jung com o curso gratuito online "Desvende a Psique Humana com Jung"
O que é a Psicologia Junguiana?
A Psicologia Junguiana, também conhecida como Psicologia Analítica, foi desenvolvida por Jung e se difere de outras abordagens da psicologia por possuir um caráter dialético. Seu foco não se da exclusivamente no tratamento de neuroses, mas sim no desenvolvimento da personalidade do indivíduo - processo que Carl Jung denominou de “individuação”.
A individuação é um processo que integra diferentes aspectos da psique, como o consciente e o inconsciente, e tem como principal objeto a harmonização destes para que a personalidade do atendido passe a ser mais equilibrada e verdadeira a sua essência.
Uma das características da Psicologia Junguiana é sua ênfase nos processos do inconsciente; para o pai da Psicologia Analítica, o inconsciente não é apenas um local que abriga memórias reprimidas, mas sim uma fonte de sabedoria e energia vital. Para Jung, ao explorar o inconsciente e seus símbolos, o indivíduo consegue atingir o desenvolvimento pessoal.
O Método Junguiano na prática
O Método Junguiano pode ser compreendido como “método dialético” - denominação utilizada por Jung para categorizar sua abordagem clínica. Esse método prevê uma interação em sua máxima entre paciente e psicoterapeuta onde, por meio da arte da conversação, em uma relação de troca e influência mútua, ambos conseguem atingir pontos visando o auxílio do desenvolvimento pessoal do atendente em questão.
Carl Jung categorizou seu método em certos entendimentos e técnicas aplicáveis para os compreender, tais como:
Arquétipos e Inconsciente Coletivo
A conceitualização de “Arquétipos” e “Inconsciente Coletivo” são de extrema relevância para a Psicologia Analítica. Sendo os Arquétipos padrões universais de comportamento e experiência que residem no inconsciente coletivo. São alguns exemplos o arquétipo do Herói, arquétipo da Mãe, arquétipo do Self e arquétipo do Sábio. Ao trabalhar os arquétipos no paciente, o terapeuta auxilia na identificação de tais, que tendem a aparecer em sonhos, fantasias e devaneios, visando um aprimoramento do indivíduo a partir de tais. Já o “Inconsciente Coletivo” é a camada mais profunda do inconsciente onde esses arquétipos se alocam.
Sombra e Persona
Outros dois conceitos de extrema relevância para a Psicologia Junguiana são a “Sombra” e a “Persona”, sendo a Sombra o representante dos aspectos da personalidade que são reprimidos e rejeitados por serem considerados inadequados, inaceitáveis ou mesmo vergonhosos e, em contraposto, a Persona é a “máscara” utilizada socialmente - aquilo que se mostra ao mundo.
Na Psicologia Analítica, há uma busca por integrar ambos os aspectos pois, ao integrar a Sombra (que mais se atrela ao inconsciente) com a Persona (que está intimamente conectada com o consciente), se torna possível atingir o autoconhecimento.
Análise dos Sonhos
Um dos métodos frequentemente utilizados por Jung para compreender os arquétipos e suas influências no paciente é a análise de sonhos. O pai da Psicologia Analítica acreditava que os sonhos eram um repositório que permitia a comunicação direta entre o inconsciente e o consciente.
Na Psicologia Junguiana, portanto, os sonhos deveriam ser analisados com a finalidade de revelar mensagens do inconsciente, assim auxiliando o paciente a entender conflitos internos e potenciais caminhos de desenvolvimento.
Apesar de também ser utilizada na Psicanálise (abordagem freudiana), em muito a análise de sonhos da Psicologia Junguiana se difere. Freud entenderia os sonhos como expressões de desejos reprimidos; já Jung os compreende como um método utilizado pelo inconsciente para trazer ao consciente o que é necessário para o crescimento pessoal do indivíduo.
Símbolos e Imaginação Ativa
Os símbolos são fundamentais para a Psicologia Junguiana pois são os responsáveis por conectar o consciente ao inconsciente para que, através da ressignificação de tais, novos entendimentos possam emergir.
Para atingir a camada mais profunda, onde os símbolos tendem a aparecer, Jung desenvolveu a técnica da “Imaginação Ativa” - prática onde o paciente entra em estado de relaxamento, permitindo uma interação maior com as imagens simbólicas que surgem, como se estivesse em um diálogo com seu próprio inconsciente.
Sincronicidade
Outro conceito muito utilizado pela Psicologia Junguiana é o da “Sincronicidade”. Esta refere-se à ocorrência de eventos que, embora não possuam conexão causal aparente, relacionam-se entre si.
São tais eventos interpretados como manifestações do inconsciente e tendem a oferecer ao paciente compreensões aprofundadas de grande relevância para o paciente. A sincronicidade é frequentemente entendida como uma confirmação de que o indivíduo está no caminho certo em seu processo de individuação, centrando-se mais em si e aprimorando-se para atingir maior autoconhecimento.
Benefícios da Psicologia Junguiana
São diversos os benefícios da Psicologia Junguiana pois esta vai além de tratar sintomas psicológicos como a neurose. A abordagem psicológica desenvolvida por Carl Jung promove um desenvolvimento profundo sobre a personalidade humana e permite aos indivíduos uma convivência autêntica que traz grande satisfação pessoal.
O principal benefício trazido pela Psicologia Analítica é a promoção do autoconhecimento pois, ao explorar o inconsciente e integrar harmoniosamente aspectos que estão à sombra da psique, o indivíduo atinge uma compreensão completa sobre si, reduzindo conflitos internos.
A Psicologia Junguiana é completa em si por abrigar uma abordagem simbólica e profunda da compreensão da psique humana, oferecendo um caminho de grande transformação para os pacientes que buscam por essa técnica. Entretanto, é necessário que o terapeuta junguiano seja especializado nesta abordagem para melhor auxiliar o indivíduo em seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Por meio da integração de conceitos como arquétipos, inconsciente coletivo e símbolos, o método de Carl Jung permite um mergulho em camadas profundas da psique para que a verdadeira essência do indivíduo consiga emergir.
Formação em Psicologia Junguiana na Pós USCS
Se você está buscando se especializar no Método Junguiano para aplicar à psicoterapia, a Universidade Municipal de São Caetano idealizou o curso perfeito: Conheça a Pós-graduação em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana.
A Pós em Psicologia Analítica é à distância, com aulas online e ao vivo, sendo as aulas ao vivo aos sábados e domingos das 8h às 16h, uma vez ao mês.
O curso tem duração de 14 meses, com carga horária total de 380h. São alguns destaques da matriz curricular:
- Historiografia da Psicologia Analítica;
- Conceitos fundamentais da Psicologia Analítica;
- Pensadores Junguianos;
- Técnicas Junguianas;
- Entendimento de linguagem simbólica;
- Estudos sobre Psicopatologia e Psicologia Analítica;
- E muito mais!
Aqui você se especializa para aplicar as teorias junguianas em contextos clínicos e terapêuticos. Só com a Pós-graduação em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana você se torna o psicólogo que seus pacientes precisam.
Receba um curso gratuito em Psicologia Analítica!
Para conhecer melhor a qualidade educacional ofertada pela Pós USCS, acesse gratuitamente o curso Desvendando a Psique Humana com Jung, desenvolvido e ministrado pela coordenadora da Pós em Psicologia Analítica, professora Eugenia Curvêlo.
Em seis aulas exclusivas, inteiramente online e com certificado de conclusão, mergulhe nas profundezas dos pensamentos junguianos e descubra os benefícios que só a Pós USCS tem.