Anvisa propõe mudança em rótulos para deixá-los mais claros sobre componentes em excesso

Anvisa propõe mudança em rótulos para deixá-los mais claros sobre componentes em excesso

image

No Brasil, tem sido colocada em pauta constantemente, nos últimos anos, a mudança nos rótulos dos alimentos embalados. No final de 2019, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) trouxe para a discussão a importância de constar nos rótulos a indicação do alto teor de ingredientes como açúcar, gordura e sódio.
 

Em setembro de 2019, a Anvisa aprovou a abertura de uma consulta pública sobre a atualização dos rótulos nutricionais dos alimentos embalados. Essa medida tem como objetivo principal deixar mais claras as informações do rótulo, para que os consumidores entendam os componentes dos alimentos.

VEJA TAMBÉM:

O que é a periodização nutricional?

São Paulo quer avançar em atitudes sustentáveis e proibir o uso de plásticos de uso único

Nutrição e o tratamento oncológico

Alimentos mais prejudiciais à saúde


Para melhorar a clareza das informações, a Anvisa propõe que seja impresso um ícone de lupa ao lado dos componentes que podem trazer riscos à saúde e que, na composição do produto, tenham alta concentração. Por exemplo, há muitos produtos industrializados que têm uma quantidade alta de açúcar, gordura ou sódio, e, com essa mudança, essa informação constará na embalagem.

 

De acordo com a pauta da Anvisa, as tabelas nutricionais também passarão por mudanças, trazendo as informações impressas com linhas e caracteres na cor preta e com fundo branco. Para melhorar ainda mais a visualização e a leitura, o órgão estabelece o tamanho das letras, a espessura das linhas e a margem.
 

A dificuldade de entender os rótulos preocupa as autoridades
 

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em 2016, cerca de 39,6% das pessoas que participaram do estudo disseram entender parcialmente as informações dos rótulos, e 0,4% alegaram não compreender absolutamente nada.
 

As principais dificuldades apontadas
 

•    61%: letra pequena;
•    51%: uso de termos muito técnicos;
•    41,6%: necessidade de fazer cálculos.

 

A Anvisa se inspirou em regulamentações de outros países para formular as novas regras para os rótulos dos produtos brasileiros. Além disso, artigos científicos foram estudados e também foi feita a revisão das referências regulatórias.
 

Caso a medida seja aprovada, os novos rótulos não serão uma regra para alimentos que são fabricados por agricultores familiares, empreendedores familiares rurais, empreendimentos econômicos solidários e microempreendedores individuais. Nesses casos, as mudanças podem ser feitas de forma voluntária.

Conheça nosso curso de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária e Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos: http://bit.ly/2s5pJiJ


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699