Anorexia nervosa: saiba como identificar e tratar

Anorexia nervosa: saiba como identificar e tratar

image

A anorexia nervosa (transtorno psiquiátrico que costuma manifestar-se entre os 13 e os 18 anos) é um distúrbio alimentar que provoca mais perda de peso nas pessoas do que é considerado saudável para a idade e altura. Os pacientes que desenvolvem o quadro de anorexia têm preocupação com o ganho de peso, até mesmo quando estão abaixo do peso normal. Eles podem abusar de dietas ou exercícios, ou usar outros métodos nada saudáveis para perder peso.


Causas


As causas exatas da anorexia nervosa são desconhecidas. Especialistas acreditam que vários fatores estão envolvidos, como a genética e os hormônios, que podem desempenhar um papel no seu desenvolvimento, o comportamento social que dá ênfase na beleza de corpos muito magros também pode estar envolvido.


Segundo pesquisa realizada pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e publicada em março de 2006 na revista científica Archives of General Psychiatry, tanto a anorexia quanto a bulimia podem estar associadas a quadros de depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC), por exemplo. As meninas que desenvolvem esses problemas são muitas vezes as melhores e mais brilhantes em suas turmas.


Fatores de risco que podem ocasionar na doença:


• Busca pela perfeição ou foco exagerado em regras
• Ser muito preocupado ou dar muita atenção ao peso e a forma corporal
• Problemas de alimentação quando bebê ou na primeira infância
• Determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza
• Autoimagem negativa
• Transtorno de ansiedade quando criança

A anorexia geralmente tem início durante a adolescência ou no início da fase adulta. É mais comum em mulheres, mas também pode ocorrer em homens. O distúrbio é observado principalmente em mulheres brancas com escolaridade alta com família ou personalidade focadas em objetivos e com casos de anorexia na família.


Tratamento de Anorexia

O maior desafio no tratamento da anorexia nervosa é fazer o paciente admitir que tem uma doença. A maioria das pessoas com anorexia nervosa nega ter um distúrbio alimentar. Em geral, as pessoas somente começam um tratamento quando a doença é grave.


Os objetivos do tratamento para a anorexia são recuperar o peso corporal e os hábitos alimentares normais. Um ganho de peso de 0,5 a 1,4 kg por semana é considerado um objetivo seguro.


Vários programas diferentes foram desenvolvidos para tratar da anorexia. Às vezes, a pessoa pode ganhar peso através do aumento de atividades sociais, reduzindo atividades físicas e seguindo um programa alimentar saudável.


Depois de identificada a doença, vários pacientes passam por uma permanência curta no hospital para acompanhamento com um programa de tratamento diário. Em alguns casos, porém, é necessária a permanência prolongada no hospital.


A internação prolongada acontece quando o paciente está muito abaixo do peso (abaixo de 70% do peso corporal ideal para sua idade e altura), em caso de subnutrição grave que coloca a vida em risco a pessoa pode precisar ser alimentada através de uma veia ou por um tubo de alimentação no estômago; quando a perda de peso continuar, mesmo com o tratamento; devido a complicações médicas, como problemas cardíacos, confusão ou desenvolvimento de níveis baixos de potássio e quando a pessoa tiver depressão grave ou sintomas suicidas.


Diferentes tipos de psicoterapias são usados para tratar de pessoas com anorexia:


• Terapia comportamental cognitiva individual, terapia de grupo e terapia familiar são todas bem sucedidas.
• O objetivo da terapia é mudar os pensamentos ou o comportamento de um paciente para encorajá-lo a comer de maneira mais saudável. Esse tipo de terapia é mais útil para o tratamento de pacientes mais jovens que não tiveram anorexia por muito tempo.
• Se o paciente for jovem, a terapia pode envolver toda a família. A família é vista como parte da solução, em vez da causa do distúrbio alimentar.
• Grupos de apoio também podem fazer parte do tratamento da anorexia. Em grupos de apoio, pacientes e familiares se encontram e compartilham experiências.
Medicamentos como antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor, podem ajudar alguns pacientes anoréxicos quando ministrados como parte de um programa de tratamento completo.


Pós Graduação em Obesidade e Emagrecimento

Pós Graduação em Nutrição Clinica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia

Cursos de Pós Graduação a Distância em Nutrição

0800 767 8727 | (11) 2714-5699