Acupuntura dói? Verdades, mitos e o que a ciência diz sobre a sensação das agulhas

Acupuntura dói? Verdades, mitos e o que a ciência diz sobre a sensação das agulhas

image


A crença de que a acupuntura dói é um dos principais motivos que afastam muitas pessoas de buscar essa terapia milenar, pois essa técnica, que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), reside, principalmente, na inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para estimular o fluxo de energia, ou Qi.
 
No entanto, a acupuntura moderna se expandiu e hoje engloba diversas práticas, como a auriculoterapia, que se trata da aplicação de pequenos itens, como por exemplo sementes de mostarda, nas orelhas, e a moxabustão, que aplica calor por meio da queima de ervas próximo ao ponto a ser tratado pela acupuntura.
 
O que se percebe é que a preocupação com a dor na acupuntura pode estar mais ligada a um mito do que à realidade da experiência, algo que a ciência e a experiência clínica têm ajudado a desmistificar.
 
 
Quer descobrir se a acupuntura realmente dói? Continue a leitura!
 

A sensação real da acupuntura: dor, desconforto ou alívio?

A inserção da agulha de acupuntura pode gerar uma variedade de sensações, mas raramente é descrita como um processo doloroso. A agulha utilizada na terapia é comparável à espessura de um fio de cabelo, sendo expressamente mais fina do que as agulhas de injeção, o que já minimiza o desconforto.
 
Do ponto de vista fisiológico, a pele e os tecidos subjacentes possuem receptores de pressão e toque, e não apenas receptores de dor, assim, a acupuntura, ao ser aplicada corretamente, estimula mais esses receptores de pressão do que os de dor.
 
O que esperar de uma sessão de acupuntura?
A sensação mais comum relatada é um leve formigamento, peso, calor ou uma leve fisgada, fenômeno este conhecido na medicina oriental como a “chegada do Qi”, que indica a correta estimulação do ponto, processo fundamental para o tratamento, responsável por sinalizar que o corpo está respondendo ao estímulo.
 
Muitos pacientes relatam uma sensação de profundo relaxamento durante e após a sessão, um efeito que contrasta totalmente com a ideia de que o tratamento seria uma fonte de desconforto.
 
Pacientes com dor crônica, por exemplo, relatam que a sensação inicial é insignificante perto do alívio que sentem depois, e a experiência de receber a acupuntura é geralmente mais sobre sentir a energia fluir ou uma leve pressão do que sobre dor.
 

Mecanismos científicos: por que a acupuntura pode não doer (e até aliviar a dor)?

Analisando a prática da acupuntura sob o viés científico, é entendido que a inserção das agulhas em pontos específicos estimula o sistema nervoso periférico, que, por sua vez, envia sinais para o cérebro. Esse processo pode ser o início de uma resposta complexa que envolve a liberação de substâncias analgésicas naturais do corpo, como as endorfinas, aliviando dores, além de gerar uma sensação de bem-estar.
 
A ativação de certas áreas do cérebro, como o tálamo e o hipotálamo, pode modular a percepção da dor, e esse efeito justificaria o porquê de a acupuntura para o alívio da dor ser uma opção cada vez mais considerada.
 
A acupuntura tem ganhado cada vez mais força e destaque enquanto terapia, em especial por contar com grande quantidade de pesquisas que comprovam seus efeitos analgésicos. Dezenas de estudos clínicos mostram a eficácia da acupuntura para diversas condições, desde dor nas costas até enxaquecas, e esses resultados oferecem uma base sólida para a prática, mostrando que o alívio está fundamentado em processos neurofisiológicos.
 
 

O medo da agulha: como o acolhimento e a técnica interferem na experiência do paciente

O medo de agulhas (também conhecido como tripanofobia), é real e pode influenciar a percepção de dor, em especial pois é cientificamente comprovado que a tensão e a ansiedade, causadas por esse medo, podem aumentar a sensibilidade do corpo.
 
Desta forma, um profissional de acupuntura deve reconhecer e abordar esse medo, criando um ambiente de acolhimento e confiança, onde até mesmo a maneira como o terapeuta se comunica e prepara o paciente para o tratamento tende a influenciar na experiência do paciente.
 
A habilidade do profissional de acupuntura é um fator decisivo na experiência do paciente. O conhecimento sobre a técnica correta de inserção, a escolha dos pontos e a profundidade adequada é fundamental para evitar qualquer desconforto desnecessário.
 
Um acupunturista qualificado saberá como aplicar as agulhas de forma rápida e precisa, minimizando qualquer sensação inicial e garantindo que a sessão seja o mais confortável possível, por isso, ao optar por uma especialização na área, o indicado é que o profissional busque por instituições que ofereçam a prática assistida.
 
 
Um bom profissional de saúde vai muito além da aplicação das agulhas, cuidando do ser humano de forma integral.
 
 

Aprenda a aplicar técnicas profissionais de acupuntura sem machucar seus pacientes

Se você está em busca de um diferencial verdadeiro para sua carreira na área da saúde, a Pós-graduação em Acupuntura, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, oferece a oportunidade ideal para que você se posicione à frente do mercado.
 
Com 1200 horas de formação aprofundada, você dominará os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa e técnicas inovadoras como eletroestimulação, laser e fitoterapia, podendo expandir sua atuação para tratar distúrbios ginecológicos, patologias da coluna vertebral, além de explorar a Acupuntura estética e esportiva.
 
→ Veja como ocorrem as aulas práticas na Pós em Acupuntura da USCS!

 
O curso de Acupuntura atende a modalidade presencial, podendo ser realizada em São Caetano do Sul ou em São Paulo, além de contar com mais de 700 horas de atividades complementares, com o diferencial de atendimentos e supervisões. Em 24 meses, você estará apto a integrar uma das terapias complementares mais valorizadas globalmente. 
 

Faça um curso prático de acupuntura, completamente de graça

No curso ‘Acupuntura no Esporte’, desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul em parceria com o corpo docente da Pós em Acupuntura, você vai descobrir como ajudar a promover o bem-estar de atletas e de praticantes de atividades físicas.
 
Com 6 aulas completas, o curso é inteiramente gratuito e online, sendo ideal para aqueles que desejam ampliar os conhecimentos na área, aprendendo com um material teórico e prático sólido.
 
(11) 2714-5699