Neuropsicopedagogia e funções executivas: treinando o “cérebro gerente” em sala de aula

Neuropsicopedagogia e funções executivas: treinando o “cérebro gerente” em sala de aula

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A neuropsicopedagogia compreende um campo interdisciplinar que se dedica a compreender a relação entre o sistema nervoso, o comportamento e a aprendizagem. Ela integra conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia para investigar como o cérebro processa informações e como esse processo influencia o desenvolvimento cognitivo.
 
→ Entenda melhor o que é neuropsicopedagogia!
 
No ambiente escolar, a neuropsicopedagogia oferece uma abordagem científica para o aprimoramento das funções executivas, um conjunto de habilidades que são a base para a organização do pensamento e a tomada de decisões. Esse foco no desenvolvimento cerebral é essencial para o sucesso acadêmico e social dos alunos, preparando-os para os desafios da vida escolar.
 
Quer entender como a Neuropsicopedagogia pode auxiliar no aprimoramento das funções executivas? Continue a leitura.
 

O que são funções executivas? Entendendo o “cérebro gerente” e seu papel na aprendizagem

As funções executivas representam um conjunto de capacidades cognitivas sofisticadas, localizadas principalmente no córtex pré-frontal. Elas atuam como um sistema de controle central, orientando o autocontrole, a memória de trabalho e a flexibilidade cognitiva.
 
Uma analogia usual para as funções executivas é compará-las ao “cérebro gerente”, pois são grandes responsáveis por supervisionar as execuções de tarefas, gerenciar o tempo e modular as emoções. Assim, aprimorar essas habilidades se torna imprescindível para que os alunos consigam acompanhar o ritmo da sala de aula e se adaptar a novas situações.
 
Essas habilidades irão se manifestar de diversas formas no cotidiano escolar, perpassando desde a capacidade de um aluno de organizar o material para uma prova, até sua habilidade em inibir um impulso em responder a uma pergunta antes de sua vez. Elas serão a base para o planejamento de estudos e a resolução de problemas.
 
Qual o papel da neuropsicopedagogia no desenvolvimento das funções executivas?
A neuropsicopedagogia, ao se debruçar sobre o funcionamento cerebral, oferece uma lente para entender a importância dessas funções e, mais importante, desenvolver metodologias de ensino que fortaleçam de maneira intencional e planejada.
 
O desenvolvimento das funções executivas é um processo contínuo que se inicia na infância e se estende até a idade adulta, onde sua maturidade está associada a melhores resultados acadêmicos, maior inteligência emocional e uma melhor capacidade de tomada de decisões.
 

Neuropsicopedagogia em ação: estratégias para desenvolver as funções executivas na escola

O desenvolvimento do “cérebro gerente” na escola pode ser estimulado por meio de estratégias de aprendizagem que promovem a autorregulação e a autonomia, onde a neuropsicopedagogia irá sugerir a implementação de atividades que desafiem o pensamento e a capacidade de organização, tais como:
  • Jogos de tabuleiros
  • Atividades de resolução de problemas
  • Jogos de memória
  • Organização de tarefas.
 
Essas práticas, quando inseridas na rotina escolar, tendem a ajudar a fortalecer as conexões neurais responsáveis pelo controle executivo.
 
Além disso, a criação de um ambiente de aprendizado estruturado, com rotinas claras e previsíveis, também atua como estratégia neuropsicopedagógica efetiva. Atividades como a rotina visual, por exemplo, oferece um suporte externo para auxiliar os alunos no processo de internalização da sequência de tarefas, diminuindo a carga cognitiva e promovendo o desenvolvimento da memória de trabalho e do planejamento.
 
Quais os benefícios da aplicação de estratégias neuropsicopedagógicas?
A prática consistente dessas estratégias, em conjunto com um ambiente de apoio, permite aos alunos compreender os conceitos e desenvolver a capacidade de aplicá-los de forma flexível em diferentes contextos.
 
O objetivo final é cultivar a flexibilidade cognitiva, a autonomia e a resiliência, capacitando os estudantes para que consigam reter o aprendizado da melhor maneira, além de, também, conseguirem pensar com maior estratégia.
 
 

A importância da intervenção precoce e personalizada para crianças com déficits nas funções executivas

Crianças com dificuldade nas funções executivas podem apresentar comportamentos desorganizados, impulsivos, ou mesmo desatentos, muitas vezes impactando no seu desempenho escolar e em suas interações sociais.
 
A neuropsicopedagogia ao reconhecer que cada criança possui um perfil neurocognitivo único, através da intervenção precoce e personalizada, consegue abordar esses desafios de maneira mais eficiente.
 
 
Como é a abordagem neuropsicopedagógica para crianças com déficit nas funções executivas?
A abordagem neuropsicopedagógica para crianças com déficits nas funções executivas envolve a criação de um plano de intervenção sob medida, onde este plano irá se basear na observação do perfil da criança, buscando identificar seus pontos fortes e suas dificuldades específicas.
 
Através do reforço positivo, constrói-se a autoestima e a autoconfiança da criança, incentivando o desenvolvimento gradual de suas habilidades executivas em um ambiente seguro e com apoio.
 
Outra ferramenta importante no processo é a mediação afetiva, onde o mediador irá atuar como um parceiro no aprendizado, auxiliando a criança a explorar, praticar e a internalizar as habilidades de forma significativa.
 
 
Essa intervenção, ao oferecer estrutura e apoio emocional, permite que a criança desenvolva estratégias de aprendizagem mais eficazes e que se sinta mais competente e confiante para superar os obstáculos do seu processo de aprendizagem.
 

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