A saúde dos pés dos diabéticos

A saúde dos pés dos diabéticos

image

Quem convive com a diabetes sabe a quantidade de cuidados de saúde que precisa ter para manter seu organismo em pleno funcionamento, e uma das partes do corpo que precisam de uma atenção maior são os pés. Sabe quando usamos sapatos apertados que acabam nos machucando? Essas pequenas feridas ou bolhas podem se transformar em um problemão para quem tem diabetes.

Esses machucados, que parecem inofensivos, podem dar origem ao “pé diabético”. A doença provoca uma alteração na estrutura e na funcionalidade das fibras nervosas. Essas fibras são responsáveis pela percepção do contato, das variações de temperatura e pela sensibilidade à dor.

Por isso, é necessário o acompanhamento de um especialista. O médico precisa avaliar a situação para que as medidas corretas sejam tomadas. Quando há a formação de úlceras, o risco de amputação do membro cresce 80%.

VEJA TAMBÉM:
O papel da Enfermagem Dermatológica no tratamento do pé diabético


A pessoa que tem diabetes costuma passar por um processo mais dificultoso de cicatrização de feridas, já que há um excesso de açúcar e de gordura no sangue, que acabam interferindo na cicatrização. O autocuidado é o caminho mais indicado. É preciso se prevenir, cuidar da higiene e ter um acompanhamento especializado.

Recomenda-se que o paciente com diabetes faça pelo menos uma visita anual ao médico, e é nessa consulta que é feita a avaliação da sensibilidade, dos machucados ou micoses e das deformidades que possam influenciar no surgimento de úlceras.

Os cuidados com os pés são constantes. Após o banho é preciso secá-los bem, usar hidratante para as áreas ressecadas e optar por sapatos confortáveis, que não causem feridas. Esses são alguns dos cuidados diários que a pessoa com diabetes deve ter em relação à sua saúde. Caso apareçam lesões, procure ajuda médica para que o tratamento seja feito de maneira correta.
 


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699