O papel da Enfermagem Dermatológica no tratamento do pé diabético

O papel da Enfermagem Dermatológica no tratamento do pé diabético

image

O pé diabético é uma complicação do diabetes e acontece quando um machucado ou uma área infeccionada do pé se transforma em uma úlcera. A incidência de diabéticos que sofrem com essa úlcera é de 4% a 10%. 
 
O pé diabético pode aumentar as chances de amputação do membro, sendo assim, o diabetes é a causa de 50% das amputações não-traumáticas, isso a nível mundial. O aparecimento deste tipo de úlcera pode acontecer devido a uma deficiência da circulação sanguínea ou por causa dos níveis mal controlados de glicemia. 
 
A diabete é uma síndrome metabólica de origem múltipla, e apresenta falta de insulina ou a incapacidade da substância de exercer adequadamente seu efeito no corpo, como aumentar os níveis de glicose no sangue. 
 
E no combate e tratamento desse tipo de úlcera é que o Enfermeiro Dermatológico atua, e seu papel é fundamental. Nesses casos, o profissional fica responsável por tratar, avaliar a gravidade e prescrever produtos que vão auxiliar no tratamento. 
 
Com os cuidados de um enfermeiro da área, o paciente com diabetes pode ter uma recuperação mais rápida, e claro, poderá ser orientado da melhor forma sobre a prevenção deste tipo de úlcera. 
 
Portanto, o acompanhamento de um enfermeiro dermatológico junto a um paciente diabético é muito importante. Pois, os incômodos como o pé diabético pode ser evitado ou tratado da melhor forma possível. 
 
A Coordenadora do curso é a Profa. Maria da Conceição  Blanck que possui graduação Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Gama Filho, e é Especialista em Ulcera por Pressão e Feridas Crônicas pelo Grupo Nacional de Estudos - Gneuapp - Espanha. 
 
E para os profissionais de enfermagem que queiram fazer um curso de pós graduação, a USCS tem novidades. O curso de especialização em Enfermagem em Estomaterapia está com as inscrições abertas. Gostou? Que tal você se inscrever e começar a transformação na sua carreira: https://bit.ly/2H5atJ9
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699