A obesidade infantil: número de casos está crescendo no mundo e preocupa autoridades

A obesidade infantil: número de casos está crescendo no mundo e preocupa autoridades

image

A infância é a fase da nossa vida que vivenciamos as maiores mudanças, aprendemos, erramos, criamos nosso senso crítico e hábitos. E a alimentação é parte importante de nosso dia a dia, e tudo que sabemos sobre nutrição é herança de nossos pais. Quando não há uma preocupação com a alimentação saudável dentro do lar, possivelmente a criança não cultivará isso em sua fase adulta. Além disso, uma dieta desregrada pode aumentar os riscos de a criança virar um adolescente ou adulto obeso.
 

Principais fatores de contribuição para a obesidade infantil
 

Muitas são as causas da obesidade infantil, e os fatores externos pesam muito nessa conta. O sedentarismo, hábitos ruins e o acesso restrito a alimentos saudáveis são decisivos no desenvolvimento da obesidade.
 

VEJA TAMBÉM:

Nutricionista pode solicitar exames laboratoriais?

Anvisa propõe mudança em rótulos para deixá-los mais claros sobre componentes em excesso

Combate ao açúcar precisa ir além da assinatura de um acordo

Ministério da Saúde cria guia alimentar para crianças de até dois anos

 

O mais importante diante disso tudo, é que os pais devem ajudar o pequeno a criar uma relação saudável com os alimentos. A criança não pode tratar a comida como uma recompensa ou vê-los como proibidos.
 

Os pais precisam tomar o controle
 

É bom ressaltar que dentro de casa quem manda são os pais, por isso, é preciso controlar os alimentos que entram em sua geladeira e que fazem parte da rotina. Por isso, na hora das compras o ideal é escolher os alimentos de verdade, ou seja, aqueles que são naturais e ricos em vitaminas e nutrientes.
 

Ao evitar comprar e consumir alimentos ulltraprocessados, você ajuda a criança a entender, durante o seu desenvolvimento, qual é o tipo ideal de refeição que ela precisa consumir. Faça o pequeno ver que as guloseimas são alimentos para ocasiões especiais, como festas de aniversários e comemorações esporádicas.
 

O nutricionista
 

O profissional com enfoque em Nutrição Materno Infantil é importantíssimo para auxiliar as famílias em todas as fases de desenvolvimento das crianças, da lactação à infância. Por isso, é importantíssimo para o nutricionista um curso de especialização voltado para a área, já que é preciso um aprofundamento nos conhecimentos nutricionais desde a fase da gestação até a infância.
 

O curso de Pós-Graduação em Nutrição Materno Infantil EAD da USCS tem como objetivo oferecer um conhecimento profundo sobre as modificações fisiológicas específicas de cada fase da criança. Realizando uma avaliação nutricional e pontuando as recomendações nutricionais adequadas para cada período de vida da criança, capacitando o nutricionista para realizar um planejamento dietético adequado.
Saiba mais informações sobre o curso: http://bit.ly/2Nv4XAp



 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699