A influência do digital na nova forma de fazer jornalismo

A influência do digital na nova forma de fazer jornalismo

image

A área de jornalismo mudou muito nos últimos anos, principalmente por causa do surgimento da internet. As plataformas digitais deram origem a redações mais enxutas e profissionais que tenham a habilidade de desenvolver materiais multimídia. A internet transformou não só o jornalismo; na verdade, mudou completamente a forma de comunicação e de se obter informações.

VEJA TAMBÉM:

A comunicação e a gestão empresarial

Melhore a sua capacidade de concentração

Melhora a sua estratégia de marketing digital

O storytelling pode ser utilizado nas redes sociais da sua empresa

Comunicação digital

 

Passamos por um processo de digitalização da comunicação e da disseminação de informações. Hoje em dia, não dependemos mais dos meios tradicionais de mídia, como o rádio e a televisão, para nos informar, pois conseguimos saber sobre tudo apenas com um toque na tela do celular.
 

A comunicação passou a ser digital, e as pessoas não só utilizam a internet para obter informações, mas também para fazer cursos, conversar com pessoas de seu círculo social, fazer compras e uma série de outras coisas. A internet trouxe um mundo infinito de possibilidades.
 

O que é jornalismo digital?
 

O jornalismo digital consiste na prática da profissão comunicacional na internet. Através de portais de notícias ou das redes sociais, o profissional consegue publicar seus materiais e até construir suas redes de informação sem depender de um grande meio de comunicação.
 

O jornalismo na era digital tem uma infinidade de recursos que podem ser utilizados, como podcasts, portais, blogs, redes sociais, vídeos no Youtube etc.
 

O jornalismo online no Brasil ganha cada vez mais espaço e notoriedade, e, com isso, o mercado também passa a ser mais exigente, e a demanda por profissionais qualificados para lidar com esses desafios é cada vez mais evidente.
Por trabalhar em um ambiente muito democrático, o jornalista precisa ter uma aptidão mais afinada para identificar as famosas fake news e quebrar a cultura da desinformação, que são muito frequentes no ambiente digital.

 

O que são fake news?
 

Fake news é o termo utilizado para classificar a disseminação deliberada de desinformação ou boatos nas redes sociais, portais de notícias, televisão e até rádio. A internet é uma tribuna aberta, e qualquer coisa, a qualquer momento, pode viralizar, e é exatamente esse o perigo das fake news.
 

Dessa forma, o jornalista precisa ter qualificação e preparo para atuar nas plataformas digitais, a fim de fornecer informação verídica e de qualidade, e também ajudar no combate à desinformação.
 

Jornalismo Digital – O curso
 

A Pós USCS oferece o curso de MBA em Jornalismo Digital, que tem como objetivo proporcionar especialização a profissionais em Jornalismo Digital, capacitando-os a atuar com visão crítica e competência técnica dentro de um novo contexto, que representa uma revolução de como as notícias são consumidas pela sociedade, a gerir fontes online e fornecer o relatório rápido, eficiente e preciso de notícias de última hora, em questão de segundos, proporcionando para a sociedade informações em tempo real dos eventos que ocorrerem.
 

Quer saber mais sobre o curso de MBA em Jornalismo Digital? Acesse: https://bit.ly/3hIyrdP


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699