A fisioterapia como aliada ao tratamento de doenças crônicas

A fisioterapia como aliada ao tratamento de doenças crônicas

image

O fisioterapeuta está habilitado para atender as individualidades de cada paciente, respeitando seu estado de saúde e seus limites. No caso de doenças crônicas, os profissionais podem se unir a uma equipe multidisciplinar para orientar a prática de exercícios físicos, a fim de garantir a segurança física e a qualidade de vida do indivíduo.
 

Vamos usar um caso de hipertensão como exemplo, um paciente com essa enfermidade precisa de cuidados específicos. A alimentação precisa ser saudável, é necessário seja criada uma rotina de exercícios físicos, e é exatamente em questões relacionadas ao treino que o fisioterapeuta irá orientar.

VEJA TAMBÉM:

Fisioterapia preventiva: essencial para os atletas evitarem lesões

Fisioterapeutas poderão fazer atendimento a distância, regulariza o Coffito

A fisioterapia é necessária para os atletas e os iniciantes em modalidades esportivas

Reflexologia: mais que um benefício físico, o impacto também é em nossa saúde emocional

Com a ficha do paciente, o fisioterapeuta consegue elaborar um plano terapêutico que pode ajudar na manutenção da saúde. Nos casos de hipertensão, por exemplo, é indicado que os pacientes façam exercícios aeróbios, como corrida, caminhada, natação, dança e andar de bicicleta.
 

Existem inúmeros exercícios físicos que podem ser prejudiciais aos pacientes com hipertensão, como os de alta intensidade ou os isométricos. Por isso, a orientação profissional é indispensável, dessa forma, o paciente irá unir o útil ao agradável: combinar tratamento a uma rotina mais saudável.
 

O importante é fazer o acompanhamento médico regular, e, no caso de uma doença crônica já diagnosticada, é preciso ter à disposição uma equipe multidisciplinar para realizar o tratamento. Além disso, o fisioterapeuta também pode fazer um trabalho de acompanhamento e prevenção de doenças com seus pacientes, ou seja, não precisa ser procurado apenas quando uma doença já está estabelecida, é possível realizar um trabalho de prevenção juntamente com outros profissionais.
 

Conheça os cursos de pós-graduação em Fisioterapia da USCS: http://bit.ly/2N0hv24


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699