Você confia nos medicamentos genéricos?

Você confia nos medicamentos genéricos?

image

É bom realmente confiar em medicamentos genéricos? É possível fazer seu tratamento somente com genéricos?

Essas perguntas deixaram de ser feitas na cabeça de muitos pacientes. Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha, realizada em setembro de 2014, o nível de confiança cresceu de 70% em 2012 para 73% até o final de 2014. O maior índice de confiança está na faixa etária dos mais idosos (78%).

Os medicamentos genéricos são uma cópia bioequivalente, ou seja, totalmente equivalente ao medicamento original (de referência) passado pelo médico. Eles passam por testes rigorosos para avaliar sua eficiência, e o valor das vendas deve ser sempre 30% mais barato que o valor do original. 

Os medicamentos similares, por sua vez, são uma cópia dos medicamentos de referência, mas podem ter alteração na dosagem (por exemplo: é possível encontrar um medicamento que é em gotas vendido em comprimidos). Porém, sempre é necessário consultar o médico sobre a dosagem. O índice de confiança entre os medicamentos similares era de 35% em 2012 e, ao final de 2014, já chegou em 54%. 

É possível confiar nesses medicamentos e fazer um tratamento adequado. Consulte seu médico e sempre pergunte se tem um genérico ou similar que se enquadre no seu tratamento.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699