Utilização da Acupuntura para os Esportes

Utilização da Acupuntura para os Esportes

image

 Os primeiros registros sobre a prática da acupuntura datam de mais de seis mil anos na China e é utilizada para a melhora do desempenho físico desde o começo de sua existência, tanto para tonificar e promover o relaxamento nos músculos em atletas, como em trabalhadores e guerreiros.

Conta a história que na antiga China existiam os puxadores de riquixas, carrinhos puxados pelas mãos para transportes de pessoas. Esses puxadores trabalhavam o dia todo sem demonstrar fadiga.

Isso ainda acontece nos dias de hoje com bicicletas, que continua sendo veículo para um exercício que exige de seu condutor uma boa capacidade cardiorrespiratória, grande força muscular e excelente saúde.

A Medicina Tradicional Chinesa sugere estímulos em certos pontos de acupuntura para melhorar a  performance esportiva. Esses pontos irão promover uma melhora no funcionamento orgânico, promove uma melhora na nutrição músculo articular, trazendo a “infatigabilidade”.

Nos relatos de  “Lao Tse”, o livro mais antigo publicado sobre acupuntura,  esses pontos eram utilizados em dançarinas sagradas que rodopiavam incansavelmente.

Existem também relatos da utilização em pontos especiais de acupuntura antes de longos combates de Judô ou de lutas marciais.

Em estudos recentes da Faculdade de Medicina Oriental de Seoul,  publicado em 2002, no Neuroscience Letter, investigaram os efeitos da acupuntura na resistência, em corrida na esteira aplicada em ratos, e concluíram que o tempo que levaram para chegar à exaustão aumentou significativamente depois da aplicação de acupuntura.

Dessa forma queremos sugerir que os praticantes de esportes incluam em seus treinamentos esse valioso método para que obtenham um ganho em seu desempenho esportivo e também mais qualidade em sua saúde.

 

PONTOS EQUILIBRADORES DO DESEMPENHO MÚSCULO-ARTICULAR

 

 

Para cada tipo de esporte estimulamos um grupo de pontos para melhorar o desempenho músculo-articular, trazendo um ganho no desempenho  do praticante.

Os esportistas devem receber estímulos desses pontos semanalmente por 20 minutos na parte anterior do corpo e outros 20 minutos na parte posterior.

Nos dias das competições, devem ser estimulados com uma hora de antecedência de sua atuação.

Exemplo de Pontos

PONTO EQUILIBRADORES DAS PERNAS - (pés e músculos em geral)

Bexiga 58 (B58) - tonificando

Estômago 36 (E36) – sedando

 

 

PONTO EQUILIBRADOR DOS BRAÇOS - (antebraços - punhos - mãos - ombros)

Triplo Aquecedor 15 (TA15) – tonificando

Intestino Grosso 11 (IG11) – sedando

 

Texto Extraído do Livro – Acupuntura nos Esportes – Professora Suzete Coló Rossetto – Phorte Editora – SP 2009

 

 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699