USCS promove bate-papo ao vivo sobre Queimaduras Solares

USCS promove bate-papo ao vivo sobre Queimaduras Solares

image

A enfermeira e professora Yolanda Coppen, da Pós em Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares, participou de um bate-papo ao vivo pelo Facebook da USCS na tarde desta última quarta-feira (14). O tema principal abordado foi “Queimaduras Solares - Prevenção e Tratamento”. 

Neste sentido, a professora de Enfermagem levantou alguns fatores importantes que devem ser lembrados sempre quando se fala em exposição ao sol. Ela diferenciou os tipos de queimaduras, dentre elas, as de sol, as queimaduras químicas e aquelas causadas por animais, como a que acontece com a pele que é atingida pela água viva. 

Sob outra perspectiva, Yolanda Coppen também mencionou as queimaduras de primeiro grau, que são as consideradas leves, já as de segundo grau, classificam-se como moderadas e, as de terceiro grau, são as graves, que podem acometer órgãos internos, musculatura e nervos. 

No caso das bolhas, que ocorrem em uma queimadura de segundo grau, sabe-se que é necessário um tempo para que a pele possa se reconstituir. Sendo assim, a reação mais comum desta pele é inflamar. “A recomendação, quando a pele formas estas bolhas é de que elas não sejam estouradas. Caso estourem, orienta-se que a pele não seja retirada. A pele é uma proteção para uma camada nova que está se formando, portanto, quando a parte de cima estiver ressecada, ela irá descascar por conta própria, sem interferência”, destacou a professora. 

Para hidratar a pele no verão, especialmente se ela sofreu exposição ao sol, Yolanda Coppen indica sabonetes líquidos e hidratantes, além de loções e cremes adequados. “É fato que este cuidado diminui a sensação de coceira, caso a pele esteja ressecada, e melhora o seu aspecto”, afirma. 

Dentre outros tópicos foram levantados também os que são relacionados à desidratação, ao câncer de pele, ao uso de maquiagem no momento da exposição ao sol e tratamento adequado para a queimadura. 

Assista ao vídeo e acompanhe, na íntegra, mais informações a respeito deste assunto e um conteúdo de qualidade! 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699