Unidades Básicas do SUS vão aderir sistema de prontuário eletrônico

Unidades Básicas do SUS vão aderir sistema de prontuário eletrônico

image

Cinco mil unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), presentes em 486 municípios espalhados por 17 estados, serão beneficiadas com a entrega de 25 mil computadores e 5.088 impressoras térmicas capazes de imprimir o Cartão Nacional do SUS.

Esses computadores irão reunir prontuários de pacientes de forma eletrônica e será possível armazenar todos os dados de acolhimento dos pacientes. Também será possível aos profissionais da saúde ter acesso a novos módulos que a versão anterior do sistema não oferecia. No módulo de saúde bucal, por exemplo, os cirurgiões poderão interagir com um ontograma eletrônico em que é possível fazer registros da situação de cada dente dos pacientes, garantindo continuidade e cuidado no atendimento. Também será possível inserir informações importantes da paciente no pré-natal, para acompanhamento dos profissionais.

O novo sistema dará mais agilidade ao atendimento. Por meio do prontuário eletrônico, os profissionais da saúde poderão acessar rapidamente as informações sobre o paciente, de forma clara e precisa. Os computadores já vêm com a nova versão do prontuário eletrônico para a atenção básica instalada. Em todos os municípios do país, as 40,7 mil unidades do SUS podem acessar gratuitamente a versão 2.0 do software (e-SUS AB).

Isso beneficiará mais de 15 milhões de brasileiros. O Ministério da Saúde investiu 91,2 milhões de reais na aquisição dessas máquinas. A estratégia faz parte do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), que envolve os 17 estados priorizados na distribuição dos computadores. 


0800 767 8727 | (11) 2714-5699