Temperos que podem ajudar a diminuir o sal

Temperos que podem ajudar a diminuir o sal

image

O sal é um dos vários vilões da saúde, pois é uma das principais fontes de sódio em nossa alimentação; porém, se consumido sem moderação, é capaz de ocasionar o aumento da pressão arterial, que pode levar ao desenvolvimento de problemas como hipertensão, sobrecarga dos rins etc.

Diminuir o sal ou cortá-lo de suas receitas pode, além de trazer benefícios à saúde, deixar os pratos com sabores inigualáveis. "Os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados", explica a nutricionista Maíra Malta, da Unesp.

Veja alguns temperos que podem fazer a diferença para suas receitas e sua saúde:

O alho contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol, enquanto a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos que são prejudiciais ao nosso organismo, além de diminuir os riscos de trombose e aterosclerose. A especialista ressalta, ainda, que esses temperos contribuem para a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.

Manjericão
É um tempero muito utilizado na culinária italiana, principalmente em molhos vermelhos, bem como no clássico molho pesto. O manjericão, além de saboroso, contribui para o funcionamento do sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. É um ótimo fortificante e antigripal, quando utilizado em grandes quantidades.

Alecrim
O alecrim é mais indicado para dar um gostinho leve a carnes vermelhas ou peixes, mas também é indicado para o preparo de arroz e sopas, e deixa um leve cheiro perfumado pela cozinha. O alecrim tem propriedades que combatem a gripe e previnem doenças dos rins, da retina e a catarata.

Coentro
As sementes e as folhas desse tempero são ricas em vitamina C. O coentro alivia a indigestão e tem propriedades calmantes.

A pimenta possui um sabor forte e é tida como afrodisíaco. Apresenta substâncias capazes de reduzir o colesterol ruim (LDL) e prevenir alguns tipos de câncer. Também auxilia no emagrecimento, pois acelera o metabolismo.

Salsinha
A salsinha, desidratada ou em folhas frescas, deixa um gosto peculiar nos pratos, proporcionando um sabor leve. Auxilia no combate a doenças cardíacas e dos rins.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699